1º Curso de Golbol é realizado no Ginásio do Campus – Campus Foz do Iguaçu

inclusão

1º Curso de Golbol é realizado no Ginásio do Campus

Publicado em

Copiado!

O Projeto de Extensão do IFPR Campus Foz do Iguaçu “Golbol no IFPR: aprendendo com a diversidade funcional”, desenvolvido pelo Núcleo de Atendimento às Necessidades Educacionais Específicas (Napne/IFPR Foz do Iguaçu) e pela Associação dos Deficientes Visuais de Foz do Iguaçu (Adevifoz), realizaram, no último final de semana (02 e 03 de novembro), o “1º Curso de Goalball”.

A capacitação foi gratuita e contou com a participação de professores de Educação Física e de educadores interessados em conhecer os fundamentos do Golbol e saber mais a respeito das potencialidades do esporte para a inclusão da pessoa com deficiência visual.

O curso foi ministrado pelo professor Roger Lima Scherer, coordenador de Goalball pela Federação Catarinense de Desportos de Cegos e Baixa Visão e preparador físico da seleção feminina de Goalball. Entre outras coisas, ele falou sobre as regras da modalidade, sua aplicabilidade em diferentes contextos e sobre as particularidades da pessoas com deficiência visual. Na parte prática, os alunos realizaram jogos lúdicos para a iniciação e fecharam com um mini-torneio de Golbol.

Para a coordenadora do Napne, Kátia Veiga Lamberti, os participantes do curso mostraram-se bastante interessados pela prática do esporte por sua difusão em suas respectivas instituições de atuação. “O curso foi muito proveitoso para os participantes. O professor Roger tem um larga experiência em paradesporto e soube transmitir todo esse conhecimento nas aulas teóricas e práticas. Além disso, a iniciativa reforçou os objetivos do IFPR de promover a inclusão das pessoas com deficiência no meio esportivo”, ressaltou.

Sobre o esporte – O Goalball, também conhecido por Golbol, é um jogo praticado por atletas que apresentam deficiência visual, cujo objetivo é arremessar uma bola sonora com as mãos no gol do adversário. Cada time joga com três jogadores e todos os atletas usam vendas nos olhos. As equipes do Adevifoz treinam duas vezes por semana no Ginásio do IFPR e recebem apoio dos servidores do Campus Foz do Iguaçu para organizar e realizar os treinos.

Topo