Instituto Federal do Paraná Marca do IFPR I NS TIT U T O F EDER A L Paraná Campus Foz do Iguaçu
Início notícias Evento discute importância do estágio para a formação dos estudantes

Evento discute importância do estágio para a formação dos estudantes

Publicado em

O IFPR Campus Foz do Iguaçu realizou, na última sexta-feira (28), o I Encontro Virtual de Estágios, ocorrido por meio da plataforma Google Meet. O evento teve por objetivo discutir a importância do estágio para a formação técnica e cidadã de nossos estudantes, bem como apresentar instrumentos jurídicos e esclarecer questões importantes relativas à prática do estágio.

A palestra de abertura foi ministrada pela Chefe da Seção de Estágios e Relações Comunitárias (SERC), Katheen Dall Bello de Souza Risson, que apresentou o local disponível no site do IFPR Campus Foz do Iguaçu em que o aluno pode buscar informações sobre o estágio, saber como se cadastrar nos sites dos agentes de integração e conhecer a documentação necessária para formalizar o estágio. A coordenadora apresentou a Lei Nº 11.788, definindo e explicando os tipos de estágio (Obrigatório e Não Obrigatório). “A SERC está comprometida com a articulação, organização e execução de ações relacionadas à oferta de estágios e outras atividades necessárias ao desenvolvimento da prática profissional dos estudantes do Campus. Estamos à disposição para atendê-los no que for preciso”, ressaltou a professora Kathleen.

Na sequência, a Coordenadora do curso de Ciência da Computação e Coordenadora acadêmica do UDConline, Alessandra Bussador, ministrou a palestra “O Estágio é importante para sua Formação Profissional?”, na qual abordou aspectos sobre como o estagiário pode desenvolver suas habilidades durante o estágio, principalmente as sociais, e como é importante trabalhar em equipe. Ela comentou que o estágio é uma vitrine, pois a empresa observa o comportamento e a possibilidade de efetivação é maior. Por fim, que o estágio é uma oportunidade de conhecer melhor sua carreira e construir o networking com pessoas da área.

A última palestra foi ministrada pela Gerente do Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens – CEAB pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu –FPTI, Alexandra da Silva Belini. Com a temática “Você está cuidando da sua carreira?”, a profissional deu início à sua apresentação traçando um panorama da sua carreira e a contribuição do estágio para sua formação. Destacou que as carreiras são feitas de degraus, e que cada profissão tem suas características, não existe uma melhor ou pior. Ainda comentou sobre assuntos que não saem de moda: Etiqueta profissional; Apresentação pessoal; Importância de a comunicação ser clara. Dicas para carreira como: buscar um objetivo, revisar suas metas, se manter atualizado, ser otimista, investir no marketing pessoal, entre outros.

A diretora de Ensino do IFPR Foz, professora Adriana Somavilla, também prestigiou o evento. Na ocasião, ela ponderou que é preciso um alinhamento entre o setor de estágios, a equipe responsável pela supervisão local e os orientadores/professores do Campus. Nesse sentido, além da valorização dos cursos técnicos e superiores ofertados em Foz do Iguaçu, haverá o fortalecimento da parceria entre as instituições de ensino e empresas. 

Galeria de Fotos

Leia mais

Topo