No Dia da Árvore, profissionais e estudantes do IFPR plantam mudas nos campi e Reitoria – Campus Foz do Iguaçu

Meio Ambiente

No Dia da Árvore, profissionais e estudantes do IFPR plantam mudas nos campi e Reitoria

Publicado em

Copiado!

Em alusão ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, estudantes e profissionais do IFPR plantaram mudas de diferentes espécies nos campi e na Reitoria do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Em Foz do Iguaçu, foram plantados espécies como Ingá (Inga edulis) e Peroba (Aspidosperma polyneuron). As mudas foram doadas ao Campus pelo Refúgio Biológico da Itaipu Binacional.

A ação de conscientização vem em um momento difícil para o Meio Ambiente no Brasil, especialmente devido à intensificação do desmatamento e à ocorrência de grandes queimadas no Pantanal e na Amazônia.

Os efeitos dos incêndios nesses biomas são sentidos em diferentes localidades e, inclusive, também em outros países.

Na Região Sul e no Sudeste, por exemplo, recentemente, foram registradas ocorrências de chuva negra, causada pelo acúmulo de fuligem dos incêndios que devastam grandes áreas desses dois biomas fundamentais para a existência da vida no planeta.

As árvores, de uma forma geral, são parte essencial para o equilíbrio do clima. Estudos promovidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) demostraram que uma única árvore com copa de dez metros de diâmetro é capaz de lançar na atmosfera, diariamente, mais de 300 litros de vapor de água – isso representa mais que o dobro de água que um brasileiro costuma consumir diariamente.

As árvores têm outras funções importantes: regulam as chuvas; absorvem a poluição das cidades; reduzem o ruído em ambientes urbanos e deixam o ar mais fresco, atuando como umidificadoras de ar.

“Uma única árvore equivale a 20 aparelhos de ar-condicionado de 18.000 btus”, comenta o reitor do IFPR, Odacir Antonio Zanatta, que é agrônomo e doutor em Agronomia, área de concentração em Proteção de Plantas.

“A gente sabe a importância da vegetação, principalmente das árvores, para o equilíbrio do clima: quando você passa perto de uma floresta você sente a temperatura mais amena, o clima mais úmido, o ar mais fresco”, explica.

“Promovemos essa campanha no IFPR para que cada campus plantasse pelo menos uma árvore neste dia, para que a gente possa, de alguma maneira, colaborar com a melhoria das condições climáticas do planeta”, explica.

Somente neste 21 de setembro, último dia do inverno, que neste ano foi um dos mais secos dos últimos tempos, agravando a crise hídrica mais severa dos últimos 60 anos na Região de Curitiba, foram plantadas pela comunidade acadêmica do IFPR e parceiros mais de três mil mudas de diferentes espécies – a maior parte delas em Assis Chateaubriand, em parceria do Campus com o Rotary Club.

Essa ação, que envolveu todas as unidades do Instituto, tem caráter prático e simbólico: carrega uma mensagem importante a respeito da necessidade de preservação do planeta, de humanismo e de cuidado com a vida em todas as suas formas.

Se, a partir desta campanha, você se sentiu motivado, plante também uma árvore!

Confira, nas imagens a seguir, como foi o plantio nas diferentes unidades do IFPR.

Se você está nas fotos, visite a página do IFPR no Facebook e comente ou marque seu perfil ou de seus conhecidos nas imagens.

#IFPRnoDiaDaÁrvore

#PlanteUmaÁrvore

Texto: Diretoria de Comunicação do IFPR

Topo