Início notícias Acadêmicos de Licenciatura participam do Simpósio Paranaense de Ensino de Física

VII Simpósio Paranaense de Ensino de Física e Astronomia (VII SPEFA) foi promovido pela UTFPR em Campo Mourão

Entre os dias 03 e 05 de novembro, acadêmicos do curso de Licenciatura em Física do IFPR – Campus Foz do Iguaçu, acompanhados pelo professor Henri Leboeuf, participaram do VII Simpósio Paranaense de Ensino de Física e Astronomia (VII SPEFA), promovido pela UTFPR em Campo Mourão.

Na ocasião, foi apresentado o projeto “Aprendendo Eratóstenes na Educação Básica: a Construção de um Modelo Didático”, desenvolvido pelos estudantes de Física, Adriano Tontini, Igiam Barros e Karol Isabelle, sob a coordenação do prof. Henri. O trabalho é desdobramento do Projeto de Extensão “Aprendendo Astronomia”

Inspirados no método usado pelo astrônomo grego Eratóstenes de Cirene para calcular a circunferência da Terra, os estudantes desenvolveram um protótipo que permite calcular a circunferência de um aro construído para este fim, a partir da medição de sombras projetadas por duas hastes, quando expostas ao sol. A partir daí, o projeto desenvolveu a oficina didática intitulada “Eratóstenes em tempos de terraplanismo: como sabemos a forma e o tamanho da Terra”.

Durante o evento, os estudantes participaram, também, de palestras e minicursos na área de ensino de Física e Astronomia e conheceram o Polo Astronômico Rodolpho Caniato.

“Participar deste evento foi uma experiência muito enriquecedora. Nossos alunos puderam conhecer e trocar experiências com professores e estudantes de várias regiões do país e voltaram com novas perspectivas de projetos”, destaca o professora Henri.