Instituto Federal do Paraná Marca do IFPR I NS TIT U T O F EDER A L Paraná Campus Foz do Iguaçu
Início notícias Acadêmicos de Licenciatura participam do Simpósio Paranaense de Ensino de Física

Acadêmicos de Licenciatura participam do Simpósio Paranaense de Ensino de Física

Publicado em


VII Simpósio Paranaense de Ensino de Física e Astronomia (VII SPEFA) foi promovido pela UTFPR em Campo Mourão

Entre os dias 03 e 05 de novembro, acadêmicos do curso de Licenciatura em Física do IFPR – Campus Foz do Iguaçu, acompanhados pelo professor Henri Leboeuf, participaram do VII Simpósio Paranaense de Ensino de Física e Astronomia (VII SPEFA), promovido pela UTFPR em Campo Mourão.

Na ocasião, foi apresentado o projeto “Aprendendo Eratóstenes na Educação Básica: a Construção de um Modelo Didático”, desenvolvido pelos estudantes de Física, Adriano Tontini, Igiam Barros e Karol Isabelle, sob a coordenação do prof. Henri. O trabalho é desdobramento do Projeto de Extensão “Aprendendo Astronomia”

Inspirados no método usado pelo astrônomo grego Eratóstenes de Cirene para calcular a circunferência da Terra, os estudantes desenvolveram um protótipo que permite calcular a circunferência de um aro construído para este fim, a partir da medição de sombras projetadas por duas hastes, quando expostas ao sol. A partir daí, o projeto desenvolveu a oficina didática intitulada “Eratóstenes em tempos de terraplanismo: como sabemos a forma e o tamanho da Terra”.

Durante o evento, os estudantes participaram, também, de palestras e minicursos na área de ensino de Física e Astronomia e conheceram o Polo Astronômico Rodolpho Caniato.

“Participar deste evento foi uma experiência muito enriquecedora. Nossos alunos puderam conhecer e trocar experiências com professores e estudantes de várias regiões do país e voltaram com novas perspectivas de projetos”, destaca o professora Henri.

Leia mais

Topo