Aluna do IFPR Foz é convidada a participar de evento nacional que reunirá talentos da Matemática – Campus Foz do Iguaçu

Evento externo

Vitória Aliciewica Gabriel participará o 7º Encontro do Hotel de Hilbert, vinculado à Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) e reunirá os alunos bolsistas que se destacaram no Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.)

A estudante do curso Técnico em Edificações do IFPR – Campus Foz do Iguaçu, Vitória Aliciewica Gabriel, foi convidada a participar do 7º Encontro do Hotel de Hilbert. A iniciativa é vinculada à Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e reunirá os alunos bolsistas que se destacaram pelo desempenho acadêmico nas três últimas edições do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) de todo o país. A OBMEP se responsabilizará por despesas com passagem aérea, hospedagem e alimentação para o evento. O encontro será realizado em Florianópolis, de 16 a 19 de maio.

Vitória participa da OBMEP desde 2018 e foi escolhida por que obteve notas altas e bom rendimento nas edições anteriores do Programa de Iniciação Científica da OBMEP. “Estou muito feliz pela oportunidade e por ter meus esforços reconhecidos durante o PIC, é uma grande oportunidade e estou muito ansiosa pra participar de algo que vai agregar em muita coisa a minha vida”, ressalta a estudante.

A programação inclui mini-cursos, oficinas e palestras de conteúdo matemático, recreação e jogos. As atividades serão centradas em temas interessantes de várias áreas da matemática e adequados ao nível de escolaridade dos participantes, como álgebra, combinatória, geometria, lógica, teoria dos conjuntos, teoria dos jogos e teoria dos números.

A inspiração para o Encontro do Hotel de Hilbert advém da teoria desenvolvida pelo matemático alemão David Hilbert, quando em 1925 apresentou um paradoxo do infinito. Nele, há um hotel com quartos infinitos sempre lotados, com um hóspede em cada quarto. Porém, sempre que chega um novo cliente, o gerente pede que os hóspedes mudem para o quarto ao lado. Mais conhecido como Hotel de Hilbert, o paradoxo expõe a ideia de que, apesar de sempre lotado, sempre há vagas no Hotel de Hilbert.

Segundo a organização, o evento será uma oportunidade importante para o bolsista conhecer outros professores e matemáticos, novos colegas que também gostam da disciplina, e, principalmente, aprender muita Matemática.

Sobre a OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação – MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações– MCTI.