Aluna do IFPR Foz é selecionada para realizar estudos de Matemática na Universidade de Stanford – Campus Foz do Iguaçu

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Aluna do IFPR Foz é selecionada para realizar estudos de Matemática na Universidade de Stanford

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A aluna do 4º ano do curso Técnico em Edificações do IFPR – Campus Foz do Iguaçu, Eduarda Gonçalves da Cunha, foi selecionada para estudar Matemática na Universidade de Stanford (Califórnia – Estados Unidos), por meio do programa “Stanford University Mathematics Camp (SUMaC)”. Eduarda fará parte de um grupo seleto de estudantes talentosos do Ensino Médio que realizarão um estudo intensivo em matemática avançada por um período de três semanas. 

Para ser selecionada a participar do “Acampamento de Matemática de Stanford”, Eduarda realizou uma série de exercícios de alto nível de dificuldade enviados pela Universidade norte-americana. Para isso, ela contou com a assistência dos professores de Matemática do Campus, Luciana Espíndula, Marcos Abreu e Cátia Piano. Além disso, a professora Luciana redigiu uma Carta de Recomendação, destacando as qualidades da estudante, seu raciocínio lógico apurado e sua facilidade para as ciências exatas.

Trajetória acadêmica

Em sua trajetória acadêmica, Eduarda sempre buscou complementar os estudos adquiridos em sala de aula. Um exemplo é sua participação como bolsista no Projeto de Extensão “Mulheres na Ciência”, coordenado pelas professoras Márcia Saito e Carla Xavier da Silva, que estuda questões de gênero na Ciência e sobre cientistas importantes na história.

“É importante que as meninas sejam motivadas a estudar ciências e matemática, para que essas áreas deixem de ser consideradas masculinas”, destaca Eduarda.

Eduarda conta que, apesar de ser do curso de Edificações, desenvolveu um gosto para as áreas de computação, e, por este motivo, decidiu se aventurar em tópicos mais avançados da matemática . “Com esse novo interesse, criei conexões fortes com diversos professores, como a professora Luciana e o professor Marcos, que muito me ajudaram na minha trajetória matemática. Tive, também, muito incentivo de professores de outra área, como o professor Diego Santos de Física e o Técnico Charles Busarello, os quais me incentivaram nas áreas de física e robótica, respectivamente”, conta a estudante. 

“Com o curso de verão de Stanford, espero ser desafiada profundamente e aprender matemática em nível universitário. Quero criar conexões profundas com professores e com colegas de turma, conhecendo as suas diversas histórias e criando laços a partir da nossa paixão pela matemática”, conclui Eduarda.

Sobre o programa “Stanford University Mathematics Camp”

O Programa SUMaC busca proporcionar experiências que motivem os estudantes a explorar a matemática além do conteúdo que é normalmente ensinado em sala de aula.  Os participantes se envolverão na resolução de problemas de Álgebra Abstrata e Teoria dos Números, trabalharão com alunos de pós-graduação de Stanford que atuam como assistentes de ensino e participarão de palestras virtuais de matemáticos e outros que usam essa ciência em seus respectivos campos. 

Este ano, excepcionalmente,  o Programa será virtual, com aulas on-line de segunda a sexta-feira. Mesmo com aulas a distância,  alunos do mundo todo terão a oportunidade de se envolver e construir uma comunidade com seus colegas por meio de uma variedade de seminários, workshops e atividades sobre a vida estudantil.

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