Alunas do Técnico em Meio Ambiente ministram oficina em comunidade rural – Campus Foz do Iguaçu

Meio Ambiente

Alunas do Técnico em Meio Ambiente ministram oficina em comunidade rural

Publicado em

Copiado!

Alunas do curso Técnico em Meio Ambiente ligadas ao Projeto de Extensão “Reciclagem de óleo de cozinha a partir da fabricação de sabão” ministraram um curso no Acampamento Sebastião Camargo, localizado em São Miguel do Iguaçu. Na ocasião, as alunas Ana Paula Figueiredo e Gabriela Bastos capacitaram 20 pessoas, dando as bases para que elas produzam sozinhas o sabão ecológico e, quem sabe, gerem uma fonte de renda a partir disso.

Coordenado pela professora do curso Kayla Walquiria Garmus, o Projeto é uma maneira ecológica e sustentável de reciclar o óleo residual. Desde 2017, alunos bolsistas e voluntários ministram oficinas para um público diverso, buscando conscientizá-lo sobre os danos causados ao meio ambiente pelo descarte incorreto do óleo usado.

Durante a oficina no acampamento, as alunas puderam vivenciar uma realizada ainda pouco conhecida por elas. “São pessoas humildes que nos recepcionaram super bem e despertaram bastante interesse, apresentaram suas ideias, tiraram as dúvidas e ainda querem nosso retorno. Pretendemos voltar e atender um maior número de mulheres”, destaca a bolsista Ana Paula.

Para a coordenadora Kayla Garmus, a essência dos trabalhos de Extensão está na troca de experiências e saberes possibilitadas a partir do contato entre o conhecimento científico e conhecimento tradicional. “No caso do Projeto do Sabão, a gente consegue compartilhar não somente conhecimentos ligados à área ambiental, como também abordar aspectos sociais e econômicos, ampliando, ainda mais, os impactos positivos”, ressalta.

Topo