Alunos apresentam resultados de pesquisas no “Café com Sociologia” – Campus Foz do Iguaçu

pesquisa

Alunos apresentam resultados de pesquisas no “Café com Sociologia”

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu realizou, entre os dias 09 e 13 de setembro, a quinta edição do “Café com Sociologia”. O evento é composto por apresentações orais de pesquisas realizadas por alunos dos terceiros anos dos cursos técnicos e resulta da conclusão da disciplina Sociologia III, cujo enfoque é a análise de fatos sociais contemporâneos.

Ao todo, foram desenvolvidas 62 pesquisas sobre diversas temáticas, as quais se desdobraram em artigos científicos. Sob orientação do professor da disciplina Franco Harlos, os alunos coletaram dados e realizaram leituras de obras sociológicas relacionadas ao tema de pesquisa.

Após a redação dos artigos, foi a vez de os alunos apresentarem seus trabalhos à banca avaliadora, composta pelas professoras Silvia Letícia Matievicz Pereira e Camila Castello Branco de Almeida Porto e pela técnica-administrativa Ana Raquel Harmel. “Fiquei surpresa pelo bom nível dos trabalhos apresentados. As temáticas foram muito bem selcionadas, com destaque para aquelas que trataram do papel da mulher na sociedade”, destacou a servidora Ana Raquel.

De acordo com o professor Franco Harlos, responsável pela atividade, os resultados superaram as expectativas. “Estes alunos do Ensino Médio realizaram leituras, coletas e análises de dados, em nível semelhante ao de universitários. Além disso, demonstraram significativa aprendizagem em relação a estrutura e normas da produção de artigos científicos. As apresentações orais das pesquisas também estão surpreendentes”.

Alguns dos trabalhos apresentados serão encaminhados para eventos acadêmicos, científicos e periódicos. É o caso do trabalho intitulado “Teorias e pautas sobre feminismo e o feminismo negro”, apresentado pela aluna do Técnico em Meio Ambiente, Caroliny Vitória Garcia Batista. “Fiquei muito feliz porque, além de ter me aprofundado num tema que é de grande interesse, redigimos um artigo científico e fomos elogiada no final”, ressalta a estudante, enfatizando que sua equipe foi convidada pelo professor Franco a ministrar palestras em eventos no ano que vem.

Clique aqui e confira os trabalhos apresentados, com respectivos autores.