Alunos de Engenharia representam o IFPR em seminário nacional – Campus Foz do Iguaçu

Alunos de Engenharia representam o IFPR em seminário nacional

O IFPR – Foz do Iguaçu, por meio do curso de Engenharia de Aquicultura, participou do XXVII Seminário Nacional da Rede Universitas/BR: “Tendências na educação superior brasileira em um contexto de crise: resistências e lutas”, que ocorreu, de 22 a 24 de maio, na Unioeste/Foz do Iguaçu. O Seminário reuniu pesquisadores e estudantes de diversas universidades e institutos nacionais e teve por objetivo analisar criticamente a atual conjuntura política e socioeconômica brasileira e seus impactos na educação superior.

Na ocasião, os futuros engenheiros de Aquicultura apresentaram comunicações orais envolvendo os trabalhos “A Educação Financeira Escolar: entrelaçamentos entre o cenário atual e a formação de professores de matemática” e “Projetos de ensino e sua eficácia no Ensino Superior: um olhar para o curso de Engenharia de Aquicultura”, ambos orientados pela professora Adriana Stefanello Somavilla.

Apresentado pela professora Adriana e pelas acadêmicas de Aquicultura, Elisiane da Silva Figueiredo e Hellen Krystiane Alves Ferreira, o projeto “A Educação Financeira Escolar” buscou, entre outras coisas, realizar uma análise documental sobre a evolução da Educação Financeira Escolar no Brasil e promover reflexões sobre como a temática está inserida nos currículos dos cursos de formação de professores de Matemática.

Já o estudante Rodolfo Jaramillo Aranda Junior foi responsável por apresentar os resultados do projeto “Projetos de Ensino e sua eficácia no Ensino Superior”, em que atuou como bolsista. Em sua apresentação, Rodolfo destacou o quanto o projeto contribuiu para desenvolver nos acadêmicos de Engenharia de Aquicultura uma atitude positiva em relação à matemática, promovendo a autonomia do aluno e evitando reprovações, dependências e evasões do curso.