Alunos do IFPR Campus Foz do Iguaçu são premiados em congresso – Campus Foz do Iguaçu

Alunos do IFPR Campus Foz do Iguaçu são premiados em congresso

Três projetos do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu foram premiados no 4º Congresso de Engenharia e Ciências Aplicadas nas Três Fronteiras (MEC3F) 2019, evento multidisciplinar que reuniu, entre os dias 02 e 04 de outubro, estudantes, professores e pesquisadores de universidades e instituições da tríplice fronteira. O objetivo foi dar visibilidade a trabalhos de ciências aplicadas, engenharias e tecnologias e promover a cooperação internacional entre Brasil, Argentina e Paraguai.

O Congresso é organizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Ao todo, 190 trabalhos foram inscritos, sendo 50 apresentações orais.

A aluna do curso Técnico em Edificações, Samira Santana Queiroz, recebeu o prêmio “Destaque oral” pela apresentação do trabalho intitulado “Álcali ativação com NaOH em diferentes tempos de cinzas de cavaco de eucalipto”, orientado pela professora Kathleen Dall Bello de Souza Risson e co-orientado pelo professor Marcelo Müller.

Também aluna do curso de Edificações, Letícia Gabriele Spohr, recebeu o prêmio “Pôster em Destaque”, na categoria “Trabalho Destaque”. Ela apresentou o trabalho “EMPEC – Escritório Modelo para Gestão BIM em Projetos, Edificações e Construções”, orientado pelo professor Miguel Batista de Oliveira.

O prêmio “Jovem Talento” foi concedido à estudante do Técnico em Meio Ambiente, Karen Yuka Fugihara, pelo “Trabalho Destaque” intitulado “Fitotoxicidade de compostos orgânicos provenientes de mexilhão dourado e resíduos municipais”. A estudante foi orientada pela professora do curso Fernanda Rubio.

Além dos trabalhos premiados, outros projetos representaram o IFPR no MEC3F. São eles:

“Variação de temperatura em compostagem a base de  mexilhão dourado e uso de microrganismos eficazes”. Rafael Ribeiro Guelere1, Ana Julia Pimentel Loebel2, Karen Yuka Fugihara, Fernanda Rubio4, Fernanda de Fátima Dhein5

Sólidos totais, fixos, voláteis e relação c/n de compostos orgânicos provenientes de mexilhão dourado e resíduos orgânicos municipais”.Ana Julia Pimentel Loebel1, Karen Yuka Fugihara2, Rafael Ribeiro Guelere, Fernanda Rubio4, Fernanda de Fátima Dhein5

Escritório Modelo para Desenvolvimento Técnico e Empreendedor”. Luciano, Carlos, Luiza, Rafaelly, Eduarda, Júlio, Miguel e Marcelo.