Alunos do Técnico em Meio Ambiente realizam visita técnica ao Refúgio Biológico – Campus Foz do Iguaçu

visita técnica

Alunos do Técnico em Meio Ambiente realizam visita técnica ao Refúgio Biológico

Estudantes e professores do curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu realizaram, na última sexta-feira (27), uma visita técnica ao Refúgio Biológico Bela Vista. A atividade foi alusiva ao Dia da Árvore e contou com trilha guiada, práticas em laboratório e palestras sobre arborização em meio urbano, produção de mudas, conservação da biodiversidade e temas afins.

A equipe do IFPR foi recepcionada e conduzida por profissionais que lidam diretamente com mecanismos de gestão de árvores em meio urbano e em processos de restauração de ambientes degradados. Logo no início da programação, o engenheiro agrônomo Jeferson Bofinger e a engenheira florestal Veridiana Araújo Alves da Costa ministraram palestra sobre conservação da biodiversidade e reflorestamento.

Os 80 alunos participaram, ainda, de uma trilha na qual conheceram o Viveiro Florestal e o Laboratório de Sementes. Na ocasião, eles analisaram um fragmento de mata em regeneração de 40 anos, o preparo de sementes para germinação e a semeadura de uma espécie em tubete (recipientes mais indicados para a produção de mudas florestais nativas). O técnico florestal Rodolfo Rubik e sua equipe do viveiro apresentaram a estrutura para a produção de mudas e processos, desde o beneficiamento da semente até sua expedição para o campo. A acadêmica de Ciências Biológica Karine Fernandes Camacho apresentou  o Laboratório de Sementes e falou sobre germinação de sementes de espécies nativas.

Para a coordenadora da atividade, professora Luciana Graciano, o conhecimento passado em sala de aula é mais compreendido quando associado à realidade local. “Nossos alunos serão futuros profissionais e poder conhecer espaços com boa estrutura e bons profissionais fazem os esforços deles de estudar valerem a pena, bem como permite a eles compreender a importância da informação para interagirem com a sociedade na busca da qualidade ambiental”, destaca a professora.

Além da professora de Legislação Ambiental e Biologia, Luciana Graciano, a atividade foi  acompanhada pelos professores Luiz Henrique Pastore de Oliveira, Sabrina Kerkhoff e Marcelo Muller.