Alunos e professores celebram sucesso da I Semana dos Direitos Humanos – Campus Foz do Iguaçu

evento

Alunos e professores celebram sucesso da I Semana dos Direitos Humanos

Publicado em

Copiado!

Debates, palestras, cinema, teatro, música, artesanato… Tudo isso fez parte da “I Semana dos Direitos Humanos do IFPR – Campus Foz do Iguaçu”, realizada entre os dias 28 e 31 de maio, com o objetivo de pautar diversos temas ligados aos Direitos Humanos, abordando “Liberdades e Limites”, temática central dessa primeira edição do evento.

Estudiosos, agentes públicos e ativistas ligados a diversas instituições abordaram temas relevantes, como intolerância religiosa, racismo e preconceito contra minorias étnicas, censura e liberdade de expressão, discurso de ódio na internet, reforma agrária, ditadura militar, entre outros.

“Achei muito boa a programação, pois todas as atividades destacaram que a luta pelos Direitos Humanos deve ser defendida por todos os indivíduos e não ser algo polarizado, dentro de uma bolha política e partidária. De tudo o que participei, gostei bastante da oficina que tratou da música como instrumento de liberdade de expressão e como ela foi utilizada para escapar da censura nos tempos da Ditadura”, ressaltou o estudante do 2º ano do Técnico em Meio Ambiente, Weverton Krein.

A professora de teatro argentina, Claudia Giombini, responsável por ministrar a oficina “Teatro e Identidade” considerou a experiência de participar da Semana como algo muito positivo. “Foi muito lindo poder apresentar para os alunos brasileiros uma parte tão importante da história argentina que é o movimento civil das “Avós da Praça de Maio” e também poder trocar experiências com eles”, destacou a professora.

Para o coordenador do evento, professor Luiz Henrique de Oliveira, a semana foi muito produtiva, “primeiramente pela diversidade de temas abordados, mas também a forma como o foram. Acredito que o principal ‘ganho’ foi poder discutir Direitos Humanos com especialistas nos assuntos. Com cientistas que pesquisam o tema, com gestores públicos que atuam nessa causa e com pessoas que lutam por esses direitos no seu dia-a-dia. Estamos muito felizes e com ótimas perspectivas para realizarmos uma segunda edição ainda melhor no ano que vem”, destaca o coordenador de Ensino.

Parcerias

A I semana dos Direitos Humanos conta com o apoio das seguintes instituições: Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila); 
Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); Secretaria Municipal de Direitos Humanos; Secretaria Municipal de Saúde; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Associação de Estudos, Orientações e Assistência Rural (Assesoar).

Veja fotos no Facebook do IFPR – Campus Foz do Iguaçu.

Topo