Instituto Federal do Paraná Marca do IFPR I NS TIT U T O F EDER A L Paraná Campus Foz do Iguaçu
Início notícias Alunos viajam para conhecer empresas atuantes na produção de pescado

Alunos viajam para conhecer empresas atuantes na produção de pescado

Publicado em

Na última sexta-feira (4), os alunos do 6º período de Engenharia de Aquicultura tiveram o privilégio de acompanhar in loco toda a cadeia produtiva do pescado: desde a retirada dos tanques-rede até o beneficiamento em filé. A experiência foi proporcionada pela visita técnica realizada a dois grandes centros de produção localizados no município de Boa Esperança do Iguaçu e em Nova Prata do Iguaçu, como resultado das disciplinas “Produção de Peixes em Tanques-Rede” e de “Tecnologia do Pescado”.

No período da manhã, a equipe do IFPR visitou a empresa Piscicultura Boa Esperança e conferiram todos os mecanismos da produção, como a instalação dos tanques-redes, manejos dos peixes e equipamentos empregados. No local, alunos e professores foram recepcionados pelo tecnólogo em Aquicultura, Samuel Stubbe, e pelo proprietário, Nelson Stubbe. Eles destacaram que a atividade agropecuária da empresa é a produção de tilápias em tanques-rede e que, atualmente, há 330 tanques-rede de 27m³ de volume cada, com uma produção estimada de 80kg/m³ de tilapias.

No período da tarde, os alunos realizaram uma visita ao frigorífico de pescado “Pescal Prata”, na cidade de Nova Prata do Iguaçu. O frigorífico atua, principalmente, na produção de filé tilápia. Os alunos e professores foram guiados pelo gerente Rodrigo Pigosso, que os conduziu até a unidade de produção, seguindo as normativas da empresa.

Segundo o professor Arcângelo Signor, que coordenou a atividade, a possibilidade de realizar visitas técnicas em unidades de produção tem o intuito de proporcionar aos alunos o contato com novos profissionais empreendedores que estão no mercado, pois estimulam os alunos e demonstram como é possível empreender com sucesso. “Estas duas empresas são recentes no mercado e apresentam amplo crescimento, pois o setor de produção e industrialização estão aquecidos. Espero que possamos inspirar os alunos”, enfatizou o professor.

Além do professor Arcângelo, acompanharam a visita os professores Bruno Estevão de Souza e Sidnei Klein.

Galeria de Fotos

Topo