Início notícias Alunos viajam para conhecer empresas atuantes na produção de pescado

Alunos viajam para conhecer empresas atuantes na produção de pescado

Na última sexta-feira (4), os alunos do 6º período de Engenharia de Aquicultura tiveram o privilégio de acompanhar in loco toda a cadeia produtiva do pescado: desde a retirada dos tanques-rede até o beneficiamento em filé. A experiência foi proporcionada pela visita técnica realizada a dois grandes centros de produção localizados no município de Boa Esperança do Iguaçu e em Nova Prata do Iguaçu, como resultado das disciplinas “Produção de Peixes em Tanques-Rede” e de “Tecnologia do Pescado”.

No período da manhã, a equipe do IFPR visitou a empresa Piscicultura Boa Esperança e conferiram todos os mecanismos da produção, como a instalação dos tanques-redes, manejos dos peixes e equipamentos empregados. No local, alunos e professores foram recepcionados pelo tecnólogo em Aquicultura, Samuel Stubbe, e pelo proprietário, Nelson Stubbe. Eles destacaram que a atividade agropecuária da empresa é a produção de tilápias em tanques-rede e que, atualmente, há 330 tanques-rede de 27m³ de volume cada, com uma produção estimada de 80kg/m³ de tilapias.

No período da tarde, os alunos realizaram uma visita ao frigorífico de pescado “Pescal Prata”, na cidade de Nova Prata do Iguaçu. O frigorífico atua, principalmente, na produção de filé tilápia. Os alunos e professores foram guiados pelo gerente Rodrigo Pigosso, que os conduziu até a unidade de produção, seguindo as normativas da empresa.

Segundo o professor Arcângelo Signor, que coordenou a atividade, a possibilidade de realizar visitas técnicas em unidades de produção tem o intuito de proporcionar aos alunos o contato com novos profissionais empreendedores que estão no mercado, pois estimulam os alunos e demonstram como é possível empreender com sucesso. “Estas duas empresas são recentes no mercado e apresentam amplo crescimento, pois o setor de produção e industrialização estão aquecidos. Espero que possamos inspirar os alunos”, enfatizou o professor.

Além do professor Arcângelo, acompanharam a visita os professores Bruno Estevão de Souza e Sidnei Klein.