Arquiteto premiado ministra palestra para os alunos de Edificações – Campus Foz do Iguaçu

Arquiteto premiado ministra palestra para os alunos de Edificações

O curso Técnico em Edificações do IFPR – Foz do Iguaçu realizou, na quinta-feira (09), uma palestra técnica ministrada pelo arquiteto Marcelo Langner, experiente na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em assuntos como: conforto térmico, eficiência energética, brise, proteção solar externa e verga. O evento destinou-se aos alunos do 1º ano do curso, de modo a complementar os conteúdos ministrados da disciplina Introdução à Edificações.

Na ocasião, o arquiteto abordou aspectos referentes ao seu início de carreira, quando desenvolveu atividades de iniciação científica, buscando soluções para amenizar os impactos do calor excessivo de Foz do Iguaçu no interior das edificações. Marcelo e seus colegas desenvolveram os projetos “Verga de controle solar” e “Brise Móvel Acústico”, ambos contemplados pelo Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável – Brasil, em 2012 e 2014 respectivamente.

Além dos aspectos técnicos envolvidos, o arquiteto Marcelo ressaltou a importância da produção e publicação de trabalhos científicos, do empreendedorismo inovador como uma necessidade e da resiliência na pesquisa e na sua profissão. Os alunos participaram ativamente esclarecendo dúvidas e tecendo comentários pertinentes ao assunto.