Cursos de Aquicultura participam de Congresso Internacional – Campus Foz do Iguaçu

semana acadêmica

Cursos de Aquicultura participam de Congresso Internacional

Alunos participam de Congresso Internacional
Alunos e professores participam de Congresso Internacional

Os cursos Técnico em Aquicultura e Engenharia de Aquicultura do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu realizam, de 17 a 19 de setembro, a III Semana Acadêmica de Aquicultura. A programação é composta por palestras sobre assuntos relevantes para o setor e inclui, ainda, a participação de docentes e alunos na primeira edição do International Fish Congress.

Produção de tilápias, nutrição de peixes, cultivo de ostras são alguns dos assuntos abordados nas palestras ofertadas na III Semaqui. Todas as atividades foram ministradas por pesquisadores vinculados à Unioeste – Campus Toledo no primeiro dia de evento.

No segundo dia, os alunos e professores participaram do International Fish Congress (IFC) – Congresso Internacional que conta com a presença de conferencistas nacionais e internacionais e a participação dos principais países produtores de pescado. O objetivo é reunir todos os elos da cadeia produtiva e fazer o debate dos temas que mais inquietam o setor.

O IFPR apoia o Congresso, por meio da participação direta na organização. Alunos dos cursos de Aquicultura do Campus Foz estão trabalhando como voluntários no atendimento ao público e os professores trabalham na avaliação de trabalhos científicos.

Além de uma feira temática, o IFC é composto, também, pelo Seminário Internacional de Pesca e pelo Seminário Internacional de Aquicultura. Este último terá uma conferência ministrada professor e pesquisador do IFPR Campus Foz do Iguaçu, Anderson Coldebela, intitulada “Manejo de efluentes na Aquicultura”. “Em função do crescimento da atividade e da preocupação cada vez maior com o meio ambiente, o manejo dos resíduos da aquicultura é um tema importante a ser discutido, principalmente pelo fato de podermos reutilizar a água em vez de lançá-la no ambiente”, destaca o professor.

“Oportunidades como esta são muito importante para darmos visibilidade aos cursos de Aquicultura do IFPR e mostrarmos um pouco da nossa produção científica. Espero inspirar mais alunos a desenvolverem pesquisa na área”. Lara Gutierrez, aluna de Engenharia de Aquicultura

A aluna do 3° ano do curso de Engenharia de Aquicultura, Lara Stella Gutierrez, apresentou o trabalho intitulado “Uso da hipófise de Rã Touro na reprodução do Jundiá” e se disse muito feliz pela oportunidade de apresentar os resultados parciais de sua pesquisa num congresso tão importante. “Oportunidades como esta são muito importante para darmos visibilidade aos cursos de Aquicultura do IFPR e mostrarmos um pouco da nossa produção científica. Espero inspirar mais alunos a desenvolverem pesquisa na área”, enfatiza a futura engenheira. A pesquisa é orientada pelo professor Adilson Reidel e conta, também, com a participação dos alunos Luana Necy. Elisiane da Silva, Aldo Ribeiro e Helen Ferreira.

Confira a programação da III Semaqui:

Dia 17

8:00 – Abertura do evento;

8:30 – Palestra: Cadeia Produtiva da Tilapicultura: Situação atual e perspectiva. Prof. Dr. Aldi Feiden – UNIOESTE – Campus de Toledo.

10:00 – Intervalo;

10:30 – Palestra: Nutrição de peixes: o desafio é crescer com sustentabilidade. Prof. Dr. Altevir Signor – UNIOESTE – Campus de Toledo.

12:00 – Almoço.

13:30 – Palestra: Probióticos no desempenho e na reprodução de peixes. Pós-graduanda Mariana Lins Rodrigues – Programa de Pós-graduação em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca/UNIOESTE – Campus de Toledo.

15:00 – Intervalo;

15:30 – Palestra: Produção de Ostras. Pós-graduanda Débora Tatyane Oliveira Xavier – Programa de Pós-graduação em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca/UNIOESTE – Campus de Toledo.

Dia 18

8:00 – 11:00 Visita a Feira da Fish Expo Brasil junto ao Internationa Fish Congress.