Concluintes de cursos técnicos do IFPR podem fazer graduação em Portugal – Campus Foz do Iguaçu

Concluintes de cursos técnicos do IFPR podem fazer graduação em Portugal

O IFPR e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), de Portugal, por meio do programa de cooperação internacional entre as duas instituições, lançaram edital para o preenchimento de 10 vagas em cursos de graduação/licenciaturas no IPB voltadas a estudantes do IFPR concluintes de cursos técnicos de nível médio.

As inscrições podem ser realizadas de 10 a 24 de abril de 2021, por meio do envio de documentação para a Assessoria de Relações Internacionais do IFPR ( pelo email internacional@ifpr.edu.br).

A lista com os documentos necessários está disponível no edital do processo de seleção.

Um dos objetivos dessa ação é promover a oportunidade de experiência internacional para os alunos do IFPR, possibilitando o contato com outras culturas e a ampliação das possibilidades de formação profissional e humana.

Segundo o assessor de relações internacionais do Instituto, Cleber Serafin, todo o processo poderá ser realizado sem a necessidade de deslocamento à Europa.

“Também não há a necessidade de apresentação de prova de proficiência em Língua Portuguesa e, além disso, a concorrência se dará somente entre os estudantes do IFPR”, explica.

Os estudantes selecionados iniciarão os cursos de licenciatura, no país europeu, no mês de setembro de 2021.

Normas gerais

Os concluintes de cursos técnicos poderão se candidatar a qualquer um dos cursos de licenciatura oferecidos pela instituição portuguesa, com um limite de até duas vagas preenchidas por estudantes do IFPR por curso do IPB.

O IFPR fornecerá os serviços de apoio necessários à recolha documental e o encaminhamento dos processos de candidatura ao IPB.

Já o IPB disponibilizará o apoio necessário à obtenção de visto de estudos e à integração dos alunos selecionados.

De acordo com o edital, as despesas com matrícula e anuidade do IPB, passagens aéreas, translados, seguro de saúde, emissão de passaporte brasileiro, obtenção de visto português, despesas com moradia e alimentação em Bragança, entre outras despesas possíveis ou necessárias, serão de total responsabilidade dos estudantes.

Possibilidades

Durante a sua formação em Portugal, os alunos selecionados poderão usufruir dos programas de internacionalização do IPB, como, por exemplo, do Programa Erasmus+ e seus respectivos apoios à mobilidade europeia.

Além disso, após a obtenção do diploma de licenciado (graduado), esses estudantes poderão fazer cursos de pós-graduação, como, por exemplo, mestrado, no IPB.

Conheça o IPB

Com estudantes vindos de mais de 30 países, o Instituto Politécnico de Bragança é a instituição de ensino superior de Portugal com maior porcentagem de alunos estrangeiros. Mais informações sobre o IPB podem ser obtidas na página da instituição.

Mentoria

Para orientar os estudantes e tirar dúvidas sobre esse processo de seleção, a Assessoria de Relações Internacionais do IFPR promoverá mentorias. Interessados em participar dos encontros podem se inscrever por meio deste formulário.

Mais informações podem ser obtidas no edital ou junto à Assessoria de Relações Internacionais do IFPR, pelo email internacional@ifpr.edu.br.