Curso de Saúde Integrativa é ministrado para alunos dos técnicos – Campus Foz do Iguaçu

CAPACITAÇÃO

Curso de Saúde Integrativa é ministrado para alunos dos técnicos

Publicado em

Copiado!

Alunos do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu participaram, nesta terça-feira (09), de uma capacitação promovida pelo “Programa Saúde Integrativa na Escola”, cujo objetivo é conscientizá-los para a importância prática da integração entre a saúde pessoal, saúde dos relacionamentos e saúde do planeta.

O curso é uma iniciativa da Itaipu Binacional, em parceria com o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Secretarias Municipais de Educação e instituições de ensino, e organizado pela NeoEthos Desenvolvimento Humano. A capacitação foi ministrada pela advogada Cristina Arakak e pelo médico e professor da Unila, Roberto Almeida, Sócia-fundadora da NeoEthos.

Em suas falas, os profissionais abordaram temáticas relativas às mudanças necessárias no contexto das demandas pessoais, sociais e ambientais do Século XXI e para a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030).

Entre os tópicos abordados estavam a Medicina do Estilo de Vida, que promove saúde pela mudança dos hábitos pessoais de autocuidado (alimentação, exercício, sono, manejo do estresse, atenção plena, relacionamentos saudáveis, felicidade); a qualificação dos padrões de consumo que impactam na produção e no ambiente; a Cultura da Paz, por meio de práticas como comunicação não violenta, círculos de convivência, justiça restaurativa e mediação de conflitos; entre outros conceitos.

Saúde Integrativa

A Saúde Integrativa é um conceito que engloba os múltiplos aspectos que influenciam a qualidade de vida de indivíduos, dos relacionamentos e dos ecossistemas planetários, ampliando a concepção de saúde para muito além da ideia de ausência de doenças.

Sobre os ministrantes

Cristina Arakaki, formação em Direito, dedicada à constituição e gestão de organizações de terceiro setor, na área de educação e pesquisa, há mais de 2 décadas. Possui formação em Mediação de Conflitos, Facilitação de Círculos de Construção de Paz e Comunicação Não-Violenta (CNV); instrutora credenciada do International Institute of Restorative Practices (IIRP). Atua com trabalho voluntário há 25 anos. Facilitadora de workshops, palestrante nacional e internacional na área de saúde dos relacionamentos, cultura de paz e métodos autocompositivos para resolução de conflitos. Sócia-fundadora da NeoEthos Desenvolvimento Humano.

Roberto de Almeida, médico formado na UFPR, especialista em Medicina Intensiva, coordenador da UTI do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, professor do curso de Medicina da UNILA (Universidade Federal de Integração Latino- Americana), pesquisador da Medicina do Estito de Vida, Salutogênese e Saúde Planetária. Facilitador de workshops, palestrante nacional e internacional. Membro fundador do Colégio Brasileiro de Medicina de Estilo de Vida; Diretor do Instituto Ideia Ambiental e sócio-fundador da NeoEthos Desenvolvimento Humano.

Topo