Curso gratuito de Defensor (a) Popular realiza Sorteio Público de vagas para início imediato – Campus Foz do Iguaçu

Formação Continuada

Ao todo, serão 11 vagas disponibilizadas por meio de sorteio

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu realizará, no dia 15/08, Sorteio Público para o preenchimento de 11 vagas remanescentes para o Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) deDefensor/a Popular, promovido pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu em parceria com a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). As inscrições para participar do sorteio estão abertas até o dia 14/08 e podem ser realizadas pelo formulário eletrônico.

Para participar, as (os) candidatos deverão ter, no mínimo, escolaridade equivalente a Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) completo; e ter, no mínimo, 14 anos de idade. As informações sobre datas, matrícula e outros podem ser encontradas no Edital.

As aulas do curso FIC de Defensor (a) Popular serão gratuitas e ocorrerão de 19/08/2022até 31/03/2023, todas as sextas-feiras, das 14h às 18h, no IFPR – Campus Foz do Iguaçu do IFPR, situado na Avenida Araucária, 780, Vila A. A capacitação é voltada para o ensino de temáticas de Direitos Humanos aplicados à realidade de Foz do Iguaçu e da tríplice fronteira, em colaboração com a Defensoria Pública do Estado do Paraná e a Unila.

O objetivo é capacitar profissionalmente agentes sociais como Defensoras e Defensores Populares para atuar em situações de violações aos Direitos Humanos relacionadas ao direito à moradia, à cidade, à saúde, entre outros. Além disso, as defensoras e defensores populares poderão orientar suas comunidades na mediação de conflitos, em ações de conscientização, em organizações sociais,  buscando caminhos para garantir a aplicação dos direitos sociais.

O sorteio público será realizado virtualmente no dia 15 de agosto de 2022, às 13h45, e transmitido ao vivo pelo Canal IFPR/Foz.

SERVIÇO:

Sorteio Público para o Curso de Formação Inicial e Continuada de Defensor/a Popular

Data do sorteio: 15/08 – com transmissão pelo Canal de Youtube do Campus

Matrículas: De17/08 a 19/08, na Secretaria do Campus

Carga horária do curso: 120 horas (80 horas de teoria e trabalho de campo; 20h de atividades na Defensoria; 20h práticas nas comunidades).

Duração prevista: 08 meses

Período de realização:Início das aulas em 19/08/2022 e término em 31/03/2023

Dia e horário: Todas as sextas-feiras, das 14h às 18h, no IFPR – Campus Foz do Iguaçu do IFPR, situado na Avenida Araucária, 780, Vila A.