Desenvolvimento Sustentável é tema de Colóquios promovidos pelo IFPR – Campus Foz do Iguaçu

Congresso Internacional

Desenvolvimento Sustentável é tema de Colóquios promovidos pelo IFPR

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu realizou, nos dias 25 e 27, dois colóquios que fizeram parte do VII Congresso Internacional do Fórum Universitário Mercosul (FoMerco). A sustentabilidade foi o eixo transversal dos dois eventos, sendo que o primeiro tratou dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) na construção civil e outro abordou o gerenciamento de resíduos orgânicos.

As professoras Kathleen Dall Bello de Souza Risson (curso Técnico em Edificações do IFPR), Edna Possan (Unila), Katia Regina Garcia Punhagui (Unila) e Dayana Ruth Bola Oliveira (UDC) ministraram o colóquio “Inserção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no ensino de engenharia e arquitetura na tríplice-fronteira”.

Os ODS são um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade adotado durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável realizado em 2015 e composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

“O Colóquio foi uma ótima oportunidade para discutir com o público presente a importância da formação do profissional por competência. Não basta ter no currículo vários certificados e comprovantes de capacitações, é preciso saber fazer, dominar técnicas e os conhecimentos”, ressalta a professora Kathleen Dall Bello de Souza Risson.

Já a professora do curso Técnico em Meio Ambiente, Fernanda Rubio, abordou o tema “Gerenciamento de resíduos orgânicos: buscando a produção de adubos e a sustentabilidade”. Além da docente, a atividade foi ministrada pelos discentes Ana Julia Pimentel Loebel, Karen Yuka Fugihara e Rafael Ribeiro Gueler.