Diretor do IFPR – Foz manda mensagem para a comunidade acadêmica – Campus Foz do Iguaçu

Diretor do IFPR – Foz manda mensagem para a comunidade acadêmica

Anderson Coldebella, diretor-geral do IFPR – Campus Foz do Iguaçu, fala sobre posicionamento do IFPR em tempos de quarentena

Em um vídeo destinado à comunidade acadêmica, o diretor-geral do IFPR – Campus Foz do Iguaçu, Anderson Coldebella, falou sobre diversas questões relacionadas ao posicionamento do IFPR diante da pandemia de Covid-19. Entre os assuntos abordados destacam-se as razões pelas quais o Instituto não adotou atividades de Educação a Distância, as bolsas de Assistência Estudantil, o Auxílio Emergencial e o Calendário Acadêmico.

Sobre o fato de o IFPR não oferecer atividades a Distância, o diretor explica que foi feita uma pesquisa com alunos e professores e constatou-se que 40% dos alunos não têm acesso à internet de qualidade, computadores disponíveis, equipamentos adequados para acompanhar atividades remotas. Assim como nem todos os professores possuem as ferramentas para elaborar aulas de excelência, como as que são ministradas presencialmente. “Achamos prudente não oferecer esse formato para não prejudicar os alunos que não poderão ter acesso a estas atividades neste momento”, explicou.

Outro tópico abordado foi a concessão de auxílios financeiros. Para os alunos que já estão cadastrados por receberem bolsas PACE, haverá o repasse de um auxílio emergencial no valor deR$ 180,00, o qual será depositado no início do mês de maio na conta já cadastrada. A equipe da Seção Pedagógica entrará em contato com quem não possui a conta cadastrada, mas necessita do apoio emergencial neste momento, para que todos o que têm direito possam sacar seu recurso.

Sobre o calendário acadêmico, Anderson Coldebella lembrou que ainda não se sabe se as atividades serão retomadas após o dia 30 de abril ou se haverá nova prorrogação, mas que as atividades serão repostas quando tudo voltar à normalidade. “Diante da situação que a gente vive, é preciso tomar as decisões no dia-a-dia. Se a situação for se controlando, se não houver riscos e se a comissão que define isso achar seguro, a gente retorna. Esta resposta só teremos mais próximo ao dia 30 e por isso a gente pede para vocês aguardarem”, enfatizou o diretor.

Coldebella concluiu sua fala destacando as iniciativas solidárias desempenhadas pelos servidores e alunos do Campus, como a produção de equipamentos de proteção e máscaras e a adesão à campanha de arrecadação de alimentos da Prefeitura. “A gente pede para que vocês também colaborem, se possível, em suas comunidades e sigam as recomendações de prevenção à doença, como evitar de sair de casa e lavar as mãos. Cuidem-se que logo estaremos todos juntos”, finalizou.