Festival de Dança e Ginástica Ubuntu agita o Campus Foz do Iguaçu – Campus Foz do Iguaçu

Festival de Dança e Ginástica Ubuntu agita o Campus Foz do Iguaçu

Você sabe o que significa a palavra “Ubuntu”? Trata-se da filosofia africana que aborda a importância das alianças e do relacionamento das pessoas, umas com as outras. Numa tradução para o português, Ubuntu seria “humanidade para com os outros”. E é essa a essência do “II Festival Ubuntu”, realizado, nesta sexta-feira (06), pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu.

O evento, promovido pela disciplina de Educação Física, envolve práticas corporais (danças e ginásticas) apresentadas pelos estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. As coreografias são os resultados dos estudos do 4º bimestre da disciplina e envolve temáticas variadas, tais como: violência, cultura popular, diversidade.

“A proposta do Festival é proporcionar um espaço de construção colaborativa, no qual os estudantes possam se unir e sentir segurança para apresentar seus trabalhos”, explica o professor e um dos organizadores do evento, Engels Câmara.

Entre as apresentações que foram exibidas ao público, estavam apresentações de ginástica artística e danças com ritmos variados, como funk, forró, carimbo, hip hop, rock e outros.

O evento contou, também, com a organização da professora de Educação Física, Camila Porto. “O festival tem construído uma cultura de respeito e acolhimento de todos os estudantes que vão se apresentar e isso é o mais importante para que eles se sintam cada vez mais confortáveis para se expressarem, na escola e na vida em geral. É um momento importante que proporciona a superação dos limites de cada um individualmente e também a descoberta de outras potencialidades para além da sala de aula”, ressalta a professora.