Futuros técnicos em Segurança do Trabalho recebem capacitação dos bombeiros – Campus Foz do Iguaçu

Prática

Futuros técnicos em Segurança do Trabalho recebem capacitação dos bombeiros

O curso Técnico em Segurança do Trabalho Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu realizou, no dia 05 de dezembro, palestra e prática sobre prevenção contra incêndios. O evento foi realizado nas dependências do Campus, sob responsabilidade dos soldados Souza e Barancelli, do Corpo de Bombeiros de Foz do Iguaçu.

Segundo o organizador da atividade, professor Geovan Soethe, o objetivo da palestra foi complementar os conteúdos teóricos do curso, “apresentando aos estudantes as ações que devem ser tomadas em caso de princípio de incêndio; a funcionalidade dos extintores e suas classificações para cada ‘tipo de fogo’”.

Os ministrantes também falaram sobre a utilização dos hidrantes fixos e as pessoas que são habilitadas a operá-los (no caso, bombeiros e brigadistas, devidamente treinados). Posteriormente, foi realizada a prática de combate instruída pelos profissionais presentes, observando o efeito de cada tipo de extintor utilizado.

Por fim, foi frisado que o uso do extintor deve ser realizado somente em princípio de incêndio, sendo necessário, em caso de fogo com maiores proporções, evadir-se do local e contatar o Corpo de bombeiros (TEL 193).