I Novembro Negro do IFPR Foz do Iguaçu celebra Consciência Negra – Campus Foz do Iguaçu

Consciência Negra

I Novembro Negro do IFPR Foz do Iguaçu celebra Consciência Negra

Em alusão ao mês da Consciência Negra, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi/IFPR/ Campus Foz do Iguaçu) realiza, de 12 a 30 de novembro, o I Novembro Negro do IFPR Campus Foz do Iguaçu. O evento tem a parceria da Comissão Organizadora da 9ª Semana da Consciência Negra da Unila e busca realizar diversas atividades com vistas à promoção da igualdade racial e combate ao racismo.

Até o dia 30, o Campus sediará apresentações artístico-culturais, rodas de conversa, palestras e oficinas sobre variadas temáticas. Entre os destaques, estão as oficinas de danças africanas, ministrada pelo grupo “Danzafro” e de percussão, ministrada pelo grupo “Maracatu Kaburé”. O projeto “IFPR ConVida”, evento realizado aos sábados, aberto ao público e repleto de atrações gratuitas e para todos os gostos, também integrará a programação, com uma edição especial para celebrar o mês da Consciência Negra.

O professor Diego dos Santos, atual coordenador do Núcleo, explica a importância de se realizar atividades dessa natureza aqui no Campus.

“Tendo em vista que boa parte de nossas vagas são destinadas a cotistas negros, pardos e indígenas, atividades como o Novembro Negro, além de contribuírem para a formação da comunidade acadêmica, contribuem subjetivamente no combate a evasão escolar”, explica o professor.

Sobre o NEABI/IFPR FOZ

Desde sua criação em 2018, o Neabi/IFPR/Foz tem buscado atuar na formação da comunidade acadêmica em questões relacionadas à valorização da história, das identidades e das culturas negras, africanas e afro-descendentes. Além disso, busca formular e aplicar políticas que contribuam para a superação de diferentes formas de discriminação étnico-racial no ambiente escolar. A ideia de pensar um mês inteiro de atividades com foco na Consciência Negra reforça essas ações.

Dia 12/11:

• Das 9h10 às 10h e das 15h às 15h50 – Abertura do I Novembro Negro com apresentações artísticas da comissão discente do evento. Local: Saguão do Bloco de Ensino. (Os alunos deverão ser liberados das aulas para prestigiar a abertura)
  • Das 10h às 12h e de 13h30 às 15h30“Oficina de transição capilar e turbante”.(Os estudantes serão convidados a participar no contraturno). Oficina adiada para o IFPR ConVIDA.

Dia 19/11:

• Das 10h às 12h e de 13h30 às 15h30“Oficina de Danças Africanas”. Grupo Danzafro. (Os estudantes serão convidados a participar no contra turno).

Dia 20/11:

• Das 10h20 às 12h e das 16h10 às 17h50Palestra “Pelo som e pela cor: resistência e identidade”. Palestrante: Janaína de Jesus Lopes Santana. Local: Biblioteca.
  • Das 10h20 às 12h e das 16h10 às 17h50 – Palestra “Dia da Consciência Negra”. Palestrantes: Prof. Dr. Waldemir Rosa e Profª Drª. Ângela Souza. Local: Miniauditório.

Dia 21/11:

• Das 10h às 12h e de 13h30 às 15h30 “Oficina de percussão”. GrupoMaracatu Kaburé. (Os estudantes serão convidados a participar no contra turno).

Dia 22/11:

• Às 18h30– Mesa Juventude Negra (Brasil, Colômbia, Paraguai, Guiné-Bissau, Haiti, República Dominicana e Moçambique). Local: Unila – JU. (Vamos tentar viabilizar o transporte dos estudantes interessados para a Unila).

De 25 a 30/11:

• Exposição fotográfica “Diáspora negra entre fronteiras”.

7. Dia 27/11:

• Das 10h às 12h e de 13h30 às 15h30 – Oficina Música e Poesia. (Os estudantes serão convidados a participar no contra turno).

8. De 12 a 30/11:

• Intervenções artísticas nos blocos de ensino e administrativo, com exposição de fotos da comunidade negra do Campus, exposição de letras de músicas e trechos de textos e reprodução de músicas nos intervalos que abordam a identidade e cultura negras.

9. Dia 30/11:

• Das 14h às 18h: IFPR ConVIDA. Tema: Dia da Consciência Negra.