IFPR Campus Foz apresenta produção científico-tecnológica no Latinoware – Campus Foz do Iguaçu

Congresso Latino Americano

IFPR Campus Foz apresenta produção científico-tecnológica no Latinoware

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu, por meio do curso Técnico em Informática, participou do Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware). O evento, ocorrido entre os dias 27 e 29 de novembro, é o maior e mais importante na área de Tecnologias Livres da América Latina, tendo reunido milhares de estudantes, professores e entusiastas do assunto.

Além de promover a participação de seus alunos nas atividades promovidas, o IFPR integrou a programação com a “Mostra de Robótica e de Automação”, exposição interativa na qual o público teve a oportunidade de conhecer os projetos de Robótica e de automação desenvolvidos no Laboratório LabMaker, trocar conhecimentos com os responsáveis e aprender mais sobre os robôs apresentados.

O aluno do 2º ano do Curso Técnico em Informática, Rafael Techio, foi um dos responsáveis por apresentar ao público os robôs Lego da modalidade Sumô. “Foi muito legal poder mostrar para as pessoas que Robótica pode ser algo acessível. Quando eu era pequeno, era fascinado por essa área e hoje eu fico feliz em poder passar esse conhecimento para outras crianças”, destacou o estudante.

A atividade do IFPR foi coordenada pelo professor Evandro Cantú, com o auxílio do Assessor Especial de Robótica e Novas Tecnologias da Proeppi, Marcos Dinís Lavarda. O professor Cantú ressalta a importância que é para o IFPR poder integrar a programação de um evento como a Latinoware.

“É muito importante podermos apresentar um pouco do nosso trabalho para um público tão grande e variado, como é o da Latinoware. Além da visibilidade que isso nos dá, é também uma oportunidade para estabelecermos contatos e trocarmos conhecimentos com outras instituições”, justificou Evandro Cantú.

Sobre o Latinoware

O Latinoware foi criado em 2004 (como Conferência Latino-Americana de Software Livre) pela Itaipu Binacional e pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI). O objetivo é oportunizar momentos de debate e troca de conhecimento sobre a evolução das tecnologias abertas e as suas aplicações com um público diversificado, formado por integrantes da comunidade, usuários, desenvolvedores, estudantes, pesquisadores e representantes governamentais e da iniciativa privada.