IFPR Campus Foz do Iguaçu inaugura Laboratório de Edificações – Campus Foz do Iguaçu

Inauguração

IFPR Campus Foz do Iguaçu inaugura Laboratório de Edificações

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu realizou, nesta sexta-feira (14), a cerimônia de inauguração do Laboratório de Edificações, um espaço multifuncional destinado ao ensino-aprendizagem do curso Técnico em Edificações. A solenidade contou com a participação de alunos, servidores, autoridades e representantes do poder público.

A reforma e a ampliação do espaço era uma antiga reivindicação do Colegiado do curso, pois não atendia suficientemente as demandas. O Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (DDR/Setec/MEC), Tomás Dias Sant’ana, disse estar muito feliz por presenciar um momento tão especial para o IFPR. Segundo ele, a obra faz parte de um processo de gestão e consolidação da Rede, a qual passou por todo um processo de expansão e agora vem recebendo investimentos que permitem melhorias nos campi e cursos já implantados, de modo a consolidá-los.

O reitor do IFPR, Odacir Zanatta, ressaltou a importância do novo Laboratório para a Instituição. “Era uma obra que já vinha sendo requisitada há muitos anos e sempre esbarrávamos na limitação orçamentária. Conseguimos captar recursos junto à Bancada Federal do Paraná e ao Setec/MEC e, finalmente, o Campus passa a contar com mais um espaço para que nossos estudantes possam fixar na prática aquilo que é repassado em sala de aula”, destacou o reitor.

Expectativas

Com um orçamento de cerca de R$1 milhão e uma área total de 1350m2, o novo ambiente está dividido em diversos espaços: Câmara Úmida; Sala de Tecnologia das Construções; Depósito de Agregados; Sala de Tecnologia dos Materiais; Reagentes; Vidraria; Tecnologia dos Solos e Fundações; Depósito. Com essa nova configuração, será permitido instalar todos os equipamentos que o curso dispõe e que não estavam em uso por inadequação de espaço. Além disso, será possível realizar aulas práticas de disciplinas diferentes ao mesmo tempo, o que antes era inviável.

A expectativa é que, com o novo Laboratório, o Campus abra caminho para a implantação de novos cursos na área de tecnologia, engenharia e saneamento. “A reforma e adequação do Laboratório de Edificações foi uma grande conquista, muito esperada por todos envolvidos no curso e merecida. O novo ambiente permitirá a realização de aulas práticas com maior qualidade, além de servir para futura verticalização do curso”, pontuou o diretor-geral do Campus, Anderson Coldebella.

O Laboratório de Edificações permitirá ampliar as possibilidades do curso Técnico em Edificações. “Acredito que todos ganham, pois além de um novo ambiente de trabalho, teremos mais conforto e qualidade para as atividades, espaços bem definidos para as aulas práticas e atividades
de pesquisa.”, explica o coordenador do curso , Miguel Batista.

A aluna de 3º ano de Edificações, Elisa Vitória Martins do Santos, acredita que será muito bom para o curso poder usar um espaço mais organizado e melhor estruturado. “As práticas serão aprimoradas e a nossa formação ficará mais completa”.

Homenagem ao servidor aposentado – A solenidade incluiu, ainda, uma breve homenagem, por parte do reitor, ao primeiro servidor aposentado do IFPR – Campus Foz do Iguaçu, professor Bruno Erno Steckling. O professor Bruno ingressou no IFPR em 2009 e, ao longo dos anos, ministrou aulas principalmente para os cursos da área de Aquicultura. Ele esteve à frente, também, da Seção de Estágios e Relações Comunitárias.

Autoridades presentes – Compareceram ao evento o Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Tomás Dias Sant’ana; o Magnífico Reitor da Uniamérica, Ryon Braga; O diretor de Gabinete da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, Karl Stoeckl-Kalito; O Superintendente de Gestão Ambiental da Itaipu Binacional, Ariel Scheffer da Silva; O vice-reitor da UNILA, Prof. Luis Evelio Garcia Acevedo; o diretor do IFPR Campus Cascavel, Luiz Eckstein, O vereador do município de Foz do Iguaçu, Rogério Quadros; e o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (Acifi), Faisal Nahmoud Ismail.

Confira o álbum de fotos na nossa página do Facebook.