IFPR – Foz do Iguaçu participa da programação da Feira Internacional do Livro – Campus Foz do Iguaçu

IFPR – Foz do Iguaçu participa da programação da Feira Internacional do Livro

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu, por meio do curso superior de Tecnologia em Gastronomia, integrará a programação da 17º Edição da Feira Internacional do Livro, a ser realizada em Foz do Iguaçu, de 17 a 24 de novembro. Ao longo da semana, das 19h às 20h, serão realizadas sete oficinas gratuitas intituladas “Cozinha literária: entre panelas e palavras”, cada uma sobre um livro diferente. Para se inscrever, os interessados devem gerar um código no Aplicativo “Você na RPC”.

As atividades envolvem degustação de preparações gastronômicas inspiradas em receitas, ingredientes e temperos presentes em obras literárias, além da discussão e debate dos aspectos simbólicos, sociais e antropológicos que a comida assume na obra discutida.

A preparação dos pratos ficará a cargo dos estudantes de Gastronomia do IFPR – Campus Foz, em parceria com a Fundação Cultural de Foz do Iguaçu. As palestras literárias serão ministradas por estudiosos do IFPR e da Unioeste.

Segundo a coordenadora do evento, professora Paola Stefanutti, o participante terá a percepção de que cada autor abordado teve o cuidado de escolher determinadas receitas e ingredientes para retratar um certo contexto social, econômico e cultural.

“Será um momento leve, em que o participante poderá presenciar a transformação do imaginário dos livros em algo sensorial.  Os cheiros, sabores e aromas sairão das páginas dos livros para conduzir a um debate mais amplo”. Paola Stefanutti.

Confira a programação das oficinas abaixo.

Sobre a Feira

Com a temática “Vozes e olhares de um Brasil à margem: o legado de Lima Barreto”, a Feira Internacional do Livro marca o centenário da morte do autor, em 1922, e também o Mês da Consciência Negra. Barreto iniciou a trajetória como escritor em um Brasil que acabara de abolir a escravidão, enfrentando o racismo e denunciando as desigualdades sociais. As inscrições abrirão em breve.

A programação começa no dia 17, a partir das 14h, com a abertura dos portões do Clube Gresfi para receber a população. A cerimônia de abertura começa às 20h, na Arena Literária, e terá um debate com Sérgio Rodrigues sobre: “Pelé e Machado – todo gênio brasileiro tem que saber driblar”.

A partir do dia 18 até o encerramento, em 24 de novembro, a Feira abrirá sempre às 8h. O evento organizado pela Fundação Cultural de Foz do Iguaçu será dividido em diversos ambientes, promovendo discussões sobre literatura e outras formas de arte.