IFPR Campus Foz do Iguaçu participa do “Dia C da Ciência” – Campus Foz do Iguaçu

Popularização da Ciência

IFPR Campus Foz do Iguaçu participa do “Dia C da Ciência”

Em sintonia com as instituições de ensino superior do país, o IFPR Campus Foz do Iguaçu integrou, nesta quarta-feira (23), a programação do “Dia C da Ciência”, uma mobilização nacional promovida pelo Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino (Coprop) e pelo Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop). O objetivo do evento foi mostrar à comunidade a importância da pesquisa e como a ciência influencia o cotidiano de todos.

Nesta primeira edição do evento no Campus, professores e alunos se uniram para apresentar um pouco da sua produção científica aos estudantes dos 5º anos da Escola Municipal Professora Josinete Holler Alves Santos. A programação incluiu realização de oficinas e a oferta de um lanche saudável.

Os alunos da educação básica tiveram a oportunidade de realizar experimentos de óptica e de eletricidade na oficina ministrada pelos professores e acadêmicos da Licenciatura em Física; receberam orientações sobre alimentação saudável de maneira lúdica, na oficina ministrada pela professora do Técnico em Cozinha, Gislaine Simões; e aprenderam com a professora Fernanda Rubio e com os alunos do Técnico em Meio Ambiente, como as minhocas trabalham para transformar resíduos orgânicos em adubo.

A professora de Ciências, Silvia Rojas Azevedo d’Avila, ressaltou que a experiência deve ser repetida mais vezes. “Os alunos estão aprendendo de maneira relaxada, lúdica e complementando o conteúdo da sala de aula. Esse contato com a ciência e com a tecnologia é algo que impressiona muito eles e, de fato, desperta o interesse”, disse a professora.

“Gostei de tudo, mas a parte das minhocas foi a que eu mais gostei, porque eu e meu amigo brincamos muito com as minhocas, mas não sabia como elas eram por dentro e como elas produzem adubo”, contou a aluna Taynara da Silva França.

Em Foz do Iguaçu, a Universidade da Integração Latino-Americana (Unila) também realiza atividades alusivas ao “Dia C da Ciência”.