IFPR e IFSuldeMinas unem esforços e realizam 9ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária – Campus Foz do Iguaçu

evento

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu sediou, entre os dias 27 e 28 de setembro, a fase presencial da 9ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP). O evento, em sua primeira edição internacional, reuniu cerca de 350 estudantes e professores vinculados a cursos técnicos em agropecuária ou em áreas afins de todas as regiões do Brasil e de seis países da América do Sul e da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Idealizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas), a Obap é realizada anualmente em três etapas, sendo uma virtual e outras duas presenciais. A competição tem como objetivo estimular o ingresso dos jovens nas carreiras técnico-científicas e, este ano, contou com a parceria do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

“Receber essa Olimpíada é um marco extremamente importante para nós, já que é uma grande oportunidade para dar visibilidade aos nossos cursos/projetos e nos aproximar do setor produtivo nacional e internacional, que estará presente conferindo o que os Institutos Federais têm de melhor.”, ressaltou o reitor do IFPR, Odacir Zanatta.

Na noite de sexta (27), foram aplicados testes teóricos e, no sábado (28), ocorreram as provas práticas por equipe, envolvendo atividades de inseminação artificial, adubação e agrimensura. A cerimônia de encerramento foi no sábado (28) à noite, quando houve a premiação e entrega de medalhas e troféus às equipes campeãs.

“Foi uma edição muito especial, não somente pela participação internacional, mas sobretudo pela parceria e pela afetividade concedidos por toda a equipe técnica do IFPR. O IFSuldeMinas ficará sempre a disposição para outras parcerias e ações”, destacou o reitor do IFSuldeMinas, Marcelo Bregagnoli.

Internacionalização – Enquanto alunos participavam de provas práticas, a 9ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), gestores brasileiros e estrangeiros participaram da reunião “Perspectivas para a cooperação entre as instituições de educação agrícola na América Latina e países de Língua Portuguesa”.

A reunião foi presidida pelo presidente do Conselho Nacional das Instituições Federais (Conif), Jerônimo Rodrigues da Silva, e contou com a participação do reitor do IFPR, Odacir Zanatta, e representantes de instituições de educação científica e tecnológica de diversos países, como Argentina, Uruguai, Colômbia e Angola. A ideia foi apresentar as linhas de ação de cada um, eixos estratégicos e potencialidades de cooperação internacional.

“Esse momento é muito importante para que possamos conhecer o que os países da América Latina e alguns da África têm a respeito da educação profissional. A partir das apresentações vamos definir um cronograma de assinatura de compromissos e cooperações entre os países e estabelecer ações de mobilidade acadêmica, formação de professores, e outras. Acredito que a partir de agora toda edição da OBAP contará com um momento como este na programação”, destacou o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif), Jerônimo Rodirgues da Silva.

A OBAP em números – A Olimpíada recebeu 645 equipes inscritas, com quase dois mil alunos. A fase virtual ocorreu de 06 a 08 de agosto e selecionou 30 equipes do Ensino Integrado e 10 do Ensino Subsequente para a fase presencial e final, que ocorreu no Campus Foz do Iguaçu do IFPR. As 23 equipes estrangeiras inscritas foram automaticamente classificadas para a etapa final da competição. Clique aqui e confira os ganhadores.

Confira as fotos na galeria: