IFPR encerrou participação nos Jogos Nacionais com melhor resultado dos últimos anos – Campus Foz do Iguaçu

esporte

Duas medalhas lado a lado, uma de ouro e outra de bronze. Em cada uma delas,, gravada, a marca do JIF 2019
IFPR conquista 14 medalhas nos JIF 2019 em Guarapari (ES)

Apesar do calor em Guarapari (ES) o que a delegação do Instituto Federal do Paraná mais viu nos Jogos Nacionais dos Institutos Federais em 2019 foi uma chuva de medalhas. Foram 14, que garantiram o oitavo lugar do IFPR na competição, que contou com trinta instituições de ensino enviando delegações.

A equipe de 45 estudantes atletas conseguiu os resultados mais expressivos de todos os tempos nas modalidades em que disputou, o que fica evidente em uma comparação com os resultados obtidos em Brasília (2016),  Poços de Caldas (MG), em 2017, e em Fortaleza, no ano passado.  Em 2016, foram cinco medalhas; na edição seguinte (2017) foram 11 e  no ano passado, nove medalhas. Em 2019, foram 14 medalhas (três ouros, sete pratas e quatro bronzes).

O IFPR competiu nas seguintes modalidades nesta edição dos Jogos Nacionais: atletismo (feminino e masculino), basquete (masculino), futsal (masculino), handebol (feminino), judô (masculino), tênis de mesa (feminino e masculino) e xadrez (feminino).

Confira o quadro de medalhas do JIFs 2019

Quadro de medalhas que demonstra quantitativo de medalhas de cada uma das 30 instituições participantes dos Jogos Nacionais

IFPR ficou na oitava posição do JIF 2019, entre 30 instituições de ensino

Os primeiros lugares do IFPR foram conquistados pelas atletas Larissa Misma Gouveia Lima, no arremesso de peso e de disco e Clara Machado Juliatto, no xadrez. As sete medalhas de prata foram conquistadas em duas modalidades coletivas, no Futsal masculino (na final IFC 3 X 0 IFPR) e Basquete masculino (na final IFES 49 X 42 IFPR); além dos segundos lugares dos atletas: Tiago André Socher (salto em altura), Maria Luiza Alves (corrida de 3000 metros), Iamm Guylherme dos Santos (corrida de 5000 metros), Isabella Teixeira Marques e Thais Fernanda Hechmann  (tênis de mesa feminino por equipe) e Isabella Teixeira Marques (tênis de mesa feminino individual).

Os bronzes foram conquistas dos estudantes: Guilherme Heque Barros Fragoso Sobral (judô), Kelly do Amaral Pizzi (arremesso de peso), Maria Luiza Alves (corrida de 800 e 1500 metros).

Campus Foz nos Jogos

Os alunos Erick Fillipe Souza Barreto e Guilherme Heque Barros Fragoso Sobral foram os medalhistas representantes do Campus Foz. Erick ganhou a medalha de prata na modalidade Basquete e Guilherme recebeu o bronze na modalidade Judô. “Apesar da viagem estressante, de mais de 20 horas de ônibus, fiquei feliz com o resultado e por poder trazer mais uma medalha pro IFPR”, destacou Guilherme, que ano passando também ganhou medalha nos Jogos.

A próxima edição dos JIF, em 2020, será em São Paulo. O anfitrião, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), terá como desafio retomar o crescimento das modalidades esportivas e a ampliação do número de estudantes e delegações envolvidas.