Início notícias IFPR firma parceria com empresa italiana para uso gratuito de softwares

IFPR firma parceria com empresa italiana para uso gratuito de softwares

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) e a empresa ACCA Software celebraram um Acordo de Cooperação Acadêmica visando à aplicação de novas tecnologias Building Information Modeling (BIM) e de ferramentas computacionais auxiliares ao desenvolvimento de projetos, obras e orçamentos. Com sede na Itália, a ACCA é a empresa com o maior número de softwares para arquitetura, engenharia e construção certificados IFC no mundo.

Pelo acordo, a ACCA fornecerá, sem custos financeiros para o Instituto, as licenças para uso acadêmico nos Laboratórios de Informática dos campi do IFPR interessados em utilizá-las, além de fornecer treinamento e capacitação de forma gratuita para o professor do curso Técnico em Edificações do Campus Foz do Iguaçu, Miguel Batista de Oliveira, que será o professor responsável pelo controle das licenças. A empresa disponibilizará, ainda, licenças educacionais aos nossos estudantes. Em contrapartida, o IFPR disponibilizará espaço para palestras e eventos da ACCA aos alunos e professores.

Os softwares ACCA são diferentes dos tradicionais softwares para arquitetura, orçamento de obras, engenharia e construção porque já são concebidos para serem simples e intuitivos. É possível usá-los imediatamente sem longos períodos de aprendizagem, com o apoio constante de Vídeos Tutoriais, Fóruns e Assistência técnica on-line.

Segundo o assessor de Relações Internacionais do IFPR, Cleber Serafin, “a parceria com ACCA permitiu o recebimento de 1800 licenças de softwares de ponta sem custos para o IFPR, proporcionando aos nossos alunos o uso do que há de mais moderno no mercado de softwares para apoio na área de edificações durante sua formação”.

Escritório Modelo

O BIM, conceito que trabalha com projetos virtuais 3D mais fáceis de assimilar e mais fiéis ao produto final, já vem sendo difundido no âmbito do curso Técnico em Edificações do IFPR – Campus Foz do Iguaçu. Entre as iniciativas que adotam o processo de programação, destaca-se o Escritório Modelo, projeto de Pesquisa e Extensão que presta serviços de consultoria, assessoria em projetos, construções e edificações, aplicando a metodologia do BIM.

O professor Miguel Batista explica que pelo BIM é possível recriar um modelo virtual de um edifício mais dinâmico que contém uma série de informações sobre geometria, materiais, estrutura, características térmicas e desempenho energético, custos, segurança e outros.

“Com este acordo firmado quem ganha são os alunos, pois assim poderemos apresentar a eles novas tecnologias que estão no mercado e dar a eles a vantagem competitiva esperada em sua formação. Os softwares da ACCA em meu primeiro contato agradaram muito e atendem bem a nossa área, será muito utilizado no Escritório Modelo e já espero poder introduzi-lo de forma  gradativa no curso Técnico em Edificação, também no futuro curso superior de Tecnologia em Construção de Edifícios”, destaca o professor Miguel Batista.

Sobre a ACCA

ACCA foi criada em 1989 e estabeleceu-se na indústria de software para Arquitetura, Engenharia e Construção graças à facilidade de uso dos próprios softwares, à abordagem criativa, à atitude prática, ao forte impulso à inovação e à capacidade de fornecer respostas adequadas às crescentes necessidades dos profissionais.

A simplicidade e a alta tecnologia dos programas ACCA revolucionaram o setor da Construção dando mais produtividades à atividade de centenas de milhares de engenheiros, arquitetos, topógrafos, empresas de construção e instalações, governos e empresas públicas e empresas privadas, escolas e Universidades.

A ACCA é vencedora do buildingSMART International Award 2019 na categoria “Professional&Student Research” e do buildingSMART International Award 2020 na categoria “Technology Leadership“.