Instituto Federal do Paraná Marca do IFPR I NS TIT U T O F EDER A L Paraná Campus Foz do Iguaçu
Início notícias IFPR firma parceria com empresa italiana para uso gratuito de softwares

IFPR firma parceria com empresa italiana para uso gratuito de softwares

Publicado em

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) e a empresa ACCA Software celebraram um Acordo de Cooperação Acadêmica visando à aplicação de novas tecnologias Building Information Modeling (BIM) e de ferramentas computacionais auxiliares ao desenvolvimento de projetos, obras e orçamentos. Com sede na Itália, a ACCA é a empresa com o maior número de softwares para arquitetura, engenharia e construção certificados IFC no mundo.

Pelo acordo, a ACCA fornecerá, sem custos financeiros para o Instituto, as licenças para uso acadêmico nos Laboratórios de Informática dos campi do IFPR interessados em utilizá-las, além de fornecer treinamento e capacitação de forma gratuita para o professor do curso Técnico em Edificações do Campus Foz do Iguaçu, Miguel Batista de Oliveira, que será o professor responsável pelo controle das licenças. A empresa disponibilizará, ainda, licenças educacionais aos nossos estudantes. Em contrapartida, o IFPR disponibilizará espaço para palestras e eventos da ACCA aos alunos e professores.

Os softwares ACCA são diferentes dos tradicionais softwares para arquitetura, orçamento de obras, engenharia e construção porque já são concebidos para serem simples e intuitivos. É possível usá-los imediatamente sem longos períodos de aprendizagem, com o apoio constante de Vídeos Tutoriais, Fóruns e Assistência técnica on-line.

Segundo o assessor de Relações Internacionais do IFPR, Cleber Serafin, “a parceria com ACCA permitiu o recebimento de 1800 licenças de softwares de ponta sem custos para o IFPR, proporcionando aos nossos alunos o uso do que há de mais moderno no mercado de softwares para apoio na área de edificações durante sua formação”.

Escritório Modelo

O BIM, conceito que trabalha com projetos virtuais 3D mais fáceis de assimilar e mais fiéis ao produto final, já vem sendo difundido no âmbito do curso Técnico em Edificações do IFPR – Campus Foz do Iguaçu. Entre as iniciativas que adotam o processo de programação, destaca-se o Escritório Modelo, projeto de Pesquisa e Extensão que presta serviços de consultoria, assessoria em projetos, construções e edificações, aplicando a metodologia do BIM.

O professor Miguel Batista explica que pelo BIM é possível recriar um modelo virtual de um edifício mais dinâmico que contém uma série de informações sobre geometria, materiais, estrutura, características térmicas e desempenho energético, custos, segurança e outros.

“Com este acordo firmado quem ganha são os alunos, pois assim poderemos apresentar a eles novas tecnologias que estão no mercado e dar a eles a vantagem competitiva esperada em sua formação. Os softwares da ACCA em meu primeiro contato agradaram muito e atendem bem a nossa área, será muito utilizado no Escritório Modelo e já espero poder introduzi-lo de forma  gradativa no curso Técnico em Edificação, também no futuro curso superior de Tecnologia em Construção de Edifícios”, destaca o professor Miguel Batista.

Sobre a ACCA

ACCA foi criada em 1989 e estabeleceu-se na indústria de software para Arquitetura, Engenharia e Construção graças à facilidade de uso dos próprios softwares, à abordagem criativa, à atitude prática, ao forte impulso à inovação e à capacidade de fornecer respostas adequadas às crescentes necessidades dos profissionais.

A simplicidade e a alta tecnologia dos programas ACCA revolucionaram o setor da Construção dando mais produtividades à atividade de centenas de milhares de engenheiros, arquitetos, topógrafos, empresas de construção e instalações, governos e empresas públicas e empresas privadas, escolas e Universidades.

A ACCA é vencedora do buildingSMART International Award 2019 na categoria “Professional&Student Research” e do buildingSMART International Award 2020 na categoria “Technology Leadership“.

Galeria de Fotos

Leia mais

Topo