IFPR – Foz confecciona protetores faciais e ajuda no combate à Covid-19 – Campus Foz do Iguaçu

IFPR – Foz confecciona protetores faciais e ajuda no combate à Covid-19

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu está integrando uma ação conjunta voltada ao combate à pandemia da Covid-19 no municipio. A iniciativa prevê a construção de protetores faciais, utilizando impressoras 3D, para serem utilizados pelos profissionais de saúde que atuam no enfrentamento à doença.

Além do IFPR, a iniciativa é composta por várias instiuições como o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade da Integração Latino-americana (Unila), Nishioka Eletrônica, CRTL 3D, Artesanato Iguassu, Pró-heróis Foz do Iguaçu, Grupo Impressora 3D vs Covid-19, Foz Mil Grau, Criativa 3D e Colégio Sesi Internacional.

No caso do IFPR, a produção de protetores faciais é coordenada pelo professor do curso de Desenvolvimento de Sistemas e de Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas, Alcione Benacchio. Ele explica que o protetor é composto de uma base colocada na testa do profissional, presa, por meio de pinos, a um retângulo de plástico transparente, que forma uma barreira protetora das gotículas de saliva, secreção ou sangue. Desse conjunto, a tiara e os pinos são produzidos nas impressoras 3D, enquanto o plástico pode ser adquirido em papelarias para receber pequenas alterações nas bordas e perfurações.

“Me senti na obrigação de fazer algo, mesmo que em pequena escala, para ajudar a população neste momento tão difícil. Fico feliz por saber que os protetores que estamos produzindo poderá ter grande utilidade para profissionais que enfrentam o vírus na linha de frente”, destaca o professor.

De acordo com o PTI, os primeiros protetores faciais produzidos já foram entregues à equipe do Hospital Municipal, na última sexta-feira (27). A expectativa é de que sejam entregues 100 protetores à Secretaria Municipal de Saúde.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do PTI)