Início notícias IFPR Foz divulga Plano de Ação para Retorno Gradativo das Atividades Presenciais de Ensino

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu tornou público, nesta sexta-feira (08), o “Plano de Ação para Retorno Gradativo das Atividades Presenciais de Ensino”. O documento, proposto pela Comissão Local de Prevenção à Covid-19 e aprovado pelo Colegiado de Gestão Pedagógica do Campus (CGPC) e pelo Colégio Dirigente do Campus (Codic), busca definir diretrizes quanto à recepção, acolhimento e segurança de estudantes e servidores, priorizando-se as áreas: a) comunicação; b) gestão de pessoal; c) gestão técnico-pedagógica; d) gestão de suprimentos e infraestrutura/patrimonial; e) fiscalização do cumprimento das medidas sanitárias; f) saúde e segurança do trabalho (física e psicológica).

Com os devidos cuidados, as atividades estão retornando gradativamente no Campus desde o dia 04/10, com retorno presencial de alguns servidores e setores, além de estudantes que estão vinculados a projetos e orientações. A partir do dia 18/10, as aulas presenciais voltarão a ser ministradas gradualmente no campus, seguindo algumas normas previstas no Plano. Para cursos técnicos e superiores, algumas atividades serão ministradas presencialmente e outras ministradas de forma remota na Plataforma Moodle ou Classroom.

No que diz respeito à segurança no interior do Campus, foi adquirido pela gestão: toten para álcool gel, suportes com sensores para álcool gel, dispenser para álcool gel, máscaras para distribuição aos servidores e estudantes, álcool gel, desinfectante para higienização das salas, termômetros e oxímetros.

O documento elaborado inclui itens como o uso dos espaços físicos, acesso ao Campus, normas de comportamento, condutas em casos suspeitos de Covid-19, horários e dias de ofertas das disciplinas, entre outros. “É muito importante que todos leiam o Plano, pois nele constam as estratégias que vamos adotar para adaptar o Campus ao novo contexto e, assim, promover a redução dos riscos de contágio e garantir a segurança da comunidade escolar”, ressalta o diretor-geral do IFPR – Campus Foz do Iguaçu, Anderson Coldebella.

Todas as orientações presentes no Plano seguem as premissas estabelecidas no “Protocolo de Cuidados para a Prevenção do COVID no IFPR”, disponível em: https://reitoria.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2020/08/protocolo-de-cuidados.pdf.