IFPR Foz do Iguaçu lança curso superior de Gastronomia – Campus Foz do Iguaçu

Novo curso

IFPR Foz do Iguaçu lança curso superior de Gastronomia

Curso é o primeiro neste nível ofertado no Paraná de forma inteiramente gratuita

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu tem uma ótima novidade para quem sempre quis ingressar num curso superior na área de Gastronomia, mas acabou encontrando dificuldades, seja pelo custo ou mesmo pela distância. A partir de 2020, o Instituto ofertará o curso presencial de Tecnologia em Gastronomia, com duração de dois anos.

Ao todo, são disponibilizadas 40 vagas por meio de Processo Seletivo. As inscrições estão abertas até 14 de agosto.

Este será o primeiro curso superior de Gastronomia inteiramente gratuito ofertado no estado do Paraná. Na região Sul do país, somente três instituições públicas oferecem o curso, duas no estado do Rio Grande do Sul e uma em Santa Catarina.

O objetivo é formar profissionais com competências e habilidades para produzir, servir, planejar, empreender e gerir negócios na área de alimentos e bebidas, com inovação e responsabilidade socioambiental.

“A gastronomia destaca-se como um dos mais importantes elementos do turismo, já que atende a uma necessidade básica do ramo. Especialmente em Foz do Iguaçu, a implantação de cursos nessa área representa a possibilidade de incrementar as atividades econômicas e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento regional”, explica o professor do curso, Thiago Lopes.

Restaurante-Escola

Um dos diferenciais do novo curso de Gastronomia é a existência de um Restaurante-Escola, que funcionará como um espaço pedagógico destinado ao desenvolvimento de técnicas gastronômicas e de habilidades em gestão e empreendedorismo. Esse será o primeiro curso público e gratuito no Brasil a contar com uma estrutura como essa.

A ideia é que o Restaurante-Escola tenha vínculo com empresas fornecedoras, profissionais, indústrias de alimentos, outras instituições de ensino, entidades de classe, hotéis, bares, restaurantes e similares, os quais poderão firmar parcerias com o IFPR Foz do Iguaçu para o desenvolvimento de projetos de extensão, de pesquisa e de inovação.

As aulas ocorrerão no Laboratório de Gastronomia, inaugurado em 2018, com a finalidade de atender às demandas dos cursos Técnico em Cozinha e Superior de Tecnologia em Gastronomia. O curso ocorrerá das 08h20 às 12h (4 aulas de 50 minutos) e das 12h30 às 14h10 (2 aulas de 50 minutos).

Saiba mais sobre o novo curso superior de Tecnologia em Gastronomia.