Instituto Federal do Paraná Marca do IFPR I NS TIT U T O F EDER A L Paraná Campus Foz do Iguaçu
Início notícias IFPR Foz do Iguaçu promove palestras em alusão ao Setembro Amarelo

IFPR Foz do Iguaçu promove palestras em alusão ao Setembro Amarelo

Publicado em

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu promoveu, nesta segunda-feira (02), um ciclo de palestras alusivas ao “Setembro Amarelo”, campanha de conscientização criada em 2015 para a prevenção do suicídio. O evento contou com a participação de três psicólogos e foi destinada a alunos dos ensinos técnico e superior.

A iniciativa foi coordenada pelo psicólogo do Campus, Gustavo Rahal. Segundo ele, as causas do suicídio são variadas e incluem mudanças culturais e geracionais, demografia, exposição a redes sociais e novas tecnologias, fragilidade dos laços sociais e familiares dentre outros. “Falar sobre suicídio é falar sobre esperança, que tem tratamento, que a pessoa não está sozinha, que vai melhorar, mesmo que no momento isso parece impossível para a pessoa que sofre. Esta é a prevenção”, destaca Gustavo.

Saiba quais foram as palestras ministradas nos turnos da manhã e da tarde:

“Suicídio: pedido de socorro não atendido”

Ministrante: Psicóloga Michelly Ribeiro

Mini resumo: Profilaxias para o suicídio, consequência de uma série de possíveis pedidos de socorro não atendidos. Doenças que predispõem o suicídio, sinais e procedimentos em momentos de crise.

“Cuidando da saúde mental e emocional”

Ministrante: Psicóloga Samantha Gottardo Mori

Mini resumo: O que é saúde mental, problemas de saúde mental mais frequentes (foco depressão e ansiedade), como isso afeta os adolescentes nos dias atuais, falsos conceitos sobre saúde mental, dicas para manter uma boa saúde emocional (autoconhecimento, autoestima e gestão das emoções).

‘Gestão Emocional e Comunicação Não Violenta”

Ministrante: Psicólogo Leandro Silva

Mini resumo: É muito comum criarmos conflitos interpessoais desgastantes em função de não sabermos lidarmos bem com as emoções, acarretando num uso inadequado das atitudes. Com a Gestão Emocional e Comunicação Não Violenta passamos a nos conhecer e conviver melhor na vida.

Galeria de Fotos

Topo