Início notícias IFPR Foz do Iguaçu promove palestras em alusão ao Setembro Amarelo

IFPR Foz do Iguaçu promove palestras em alusão ao Setembro Amarelo

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu promoveu, nesta segunda-feira (02), um ciclo de palestras alusivas ao “Setembro Amarelo”, campanha de conscientização criada em 2015 para a prevenção do suicídio. O evento contou com a participação de três psicólogos e foi destinada a alunos dos ensinos técnico e superior.

A iniciativa foi coordenada pelo psicólogo do Campus, Gustavo Rahal. Segundo ele, as causas do suicídio são variadas e incluem mudanças culturais e geracionais, demografia, exposição a redes sociais e novas tecnologias, fragilidade dos laços sociais e familiares dentre outros. “Falar sobre suicídio é falar sobre esperança, que tem tratamento, que a pessoa não está sozinha, que vai melhorar, mesmo que no momento isso parece impossível para a pessoa que sofre. Esta é a prevenção”, destaca Gustavo.

Saiba quais foram as palestras ministradas nos turnos da manhã e da tarde:

“Suicídio: pedido de socorro não atendido”

Ministrante: Psicóloga Michelly Ribeiro

Mini resumo: Profilaxias para o suicídio, consequência de uma série de possíveis pedidos de socorro não atendidos. Doenças que predispõem o suicídio, sinais e procedimentos em momentos de crise.

“Cuidando da saúde mental e emocional”

Ministrante: Psicóloga Samantha Gottardo Mori

Mini resumo: O que é saúde mental, problemas de saúde mental mais frequentes (foco depressão e ansiedade), como isso afeta os adolescentes nos dias atuais, falsos conceitos sobre saúde mental, dicas para manter uma boa saúde emocional (autoconhecimento, autoestima e gestão das emoções).

‘Gestão Emocional e Comunicação Não Violenta”

Ministrante: Psicólogo Leandro Silva

Mini resumo: É muito comum criarmos conflitos interpessoais desgastantes em função de não sabermos lidarmos bem com as emoções, acarretando num uso inadequado das atitudes. Com a Gestão Emocional e Comunicação Não Violenta passamos a nos conhecer e conviver melhor na vida.