IFPR Foz tem projetos contemplados em edital nacional de apoio a pequenas empresas – Campus Foz do Iguaçu

Acadêmico

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu conta com dois projetos selecionados na 1ª edição do programa “IF Mais Empreendedor Nacional”, cujo objetivo é levar estudantes dos IFs, supervisionados por servidores, para atuarem junto à comunidade regional, oferecendo consultoria gratuita e especializada a micro e pequenos empresários e empreendedores individuais que tiveram os negócios afetados pela crise sanitária e econômica gerada pela pandemia da COVID-19.

A professora Joana karin Finkler coordena o projeto “Diagnóstico e readequação financeira, técnica e mercadológica de empresas do setor pesqueiro do município de Foz do Iguaçu para o enfrentamento da pandemia de COVID-19”. O objetivo é atuar junto a cinco empresas do setor pesqueiro do município de Foz do Iguaçu (incluindo pesque–pagues e uma peixaria), elaborando estratégias que incrementem a lucratividade, atratividade e sustentabilidade dos empreendimentos durante a pandemia e realizando uma análise de custo/benefício para verificar a viabilidade da adoção de tais estratégias.

Já a professora Paola Stefanutti é responsável pelo projeto “Construção de networking para facilitação de benchmarking entre estabelecimentos gastronômicos locais frente aos impactos da COVID-19”, que busca realizar o diagnóstico das empresas e contextualizá-lo no tempo (período pandêmico) e no espaço (Foz do Iguaçu); propor melhorias das redes sociais, cardápio e ações de sustentabilidade ambiental e social; propor melhorias no negócio por meio da Análise de SWOT; e promover ação de benchmarking entre os estabelecimentos gastronômicos.

Cada uma das docentes já está orientando seis estudantes de diversos cursos do IFPR – Campus Foz do Iguaçu, os quais receberão bolsas para atuar diretamente nas empresas, visitando os empreendimentos e realizando diagnósticos com vistas a propor melhorias nos processos.

Bolsistas selecionados

No projeto voltado a empresas da área da pesca, são bolsistas os acadêmicos de Engenharia de Aquicultura: Anderson Assing Batista da Silva; Jackeline Beatriz Villarreal Chamorro; Karine Nascimento da Silva; Maria Eduarda Timoteo de Oliveira; Náthaly Moraes de Oliveira;e Pedro Renan Cardoso Meireles. Há, ainda, a estudante voluntária Gabriela Fernandes de Souza.

Para atuar no projeto focado na área da Gastronomia, a professora Paola selecionou bolsistas de diversos cursos, de modo a favorecer uma análise multidisciplinar das empresas. Os estudantes participantes são: Andressa Schmidt de Souza, Gabriel Eduardo Brambilla, Hillary Vitoria Faria Duarte da Silva, Jade Melina Zamarchi, Michelle Cavalheiro Gonçalves Moraes e Tainá Bevilagua Chagas. Os bolsistas são de diversos cursos o que favorece uma análise multidisciplinar das empresas. Os cursos envolvidos são: Tecnologia Gastronomia, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Informática e Técnico em Edificações.

Núcleo de Inovação Tecnológica

A coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFPR (NIT/Proeppi/Campus Foz do Iguaçu), Lauisa Barbosa Pinto Afonso, acredita que esta é uma oportunidade muito importante para aprimorar os conhecimentos de nossos estudantes, além de contribuir para o desenvolvimento local. “A aproximação com o setor privado será muito importante para a formação dos discentes, pois eles entrarão em contato direto com a realidade da profissão e auxiliarão a sociedade levando o conhecimento técnico aprendido no IFPR”, ressalta a professora.

Para auxiliar as equipes de trabalho de todos os campi do IFPR contempladas no edital do “IF Mais Empreendedor Nacional”, o NIT/Campus Foz do Iguaçu promoveu uma formação voltada à gestão empresarial. Em parceria com o Sebrae, foram realizadas, em junho, duas oficinas: “Mídias Sociais para Micro e Pequenas Empresas e “Controles Financeiros Essenciais”.

Sobre o “IF Mais Empreendedor Nacional”

O programa“IF Mais Empreendedor Nacional” tem a coordenação-geral do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS); suas diretrizes, apoio e recursos vêm da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e conta com a adesão de instituições da Rede Federal EPCT, de todas as regiões do Brasil.

Ao todo, 280 projetos foram selecionados por edital e serão executados a partir do mês de junho até novembro de 2021, em todo o Brasil. Com isso, 1400 empreendedores brasileiros vão ter seus negócios remodelados pela atuação de 1680 estudantes bolsistas, coordenados por 319 servidores da Rede.

Estudantes de diferentes cursos atuarão como bolsistas no projeto coordenado pela professora Paola Stefanutti
Estudantes de Engenharia de Aquicultura serão bolsistas no projeto coordenado pela professora Joana Finkler