IFPR Foz e Instituições parceiras produzem Tendas de Ventilação Não-Invasiva – Campus Foz do Iguaçu

IFPR Contra Covid19

IFPR Foz e Instituições parceiras produzem Tendas de Ventilação Não-Invasiva

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu e outras instituições parceiras, que juntas formam o grupo intitulado “13DC”, estão correndo contra o tempo para propor soluções de enfrentamento à Covid-19, proteger quem está na linha de frente e fornecer um atendimento de qualidade para quem está lutando para sobreviver nos hospitais. Engajados na luta contra a pandemia, eles já produziram e distribuíram protetores faciais e, agora, estão atuando no projeto de construção de Tendas de Ventilação Não Invasiva.

Segundo explica o professor do IFPR, Alcione Bennachio, a ideia é construir uma espécie de cápsula capaz de amenizar a dependência dos respiradores de forma barata e acessível. “Com materiais de baixo custo como plástico, tubos de PVC, ventoinhas e peças fabricadas em nossas impressoras 3D, vamos poder construir uma técnica viável e segura para evitar a dispersão dos aerossóis e fornecer uma opção de ventilação não-invasiva para pacientes em certos casos”.

A construção da Tenda seguirá o protótipo fornecido abertamente pela empresa amazonense do setor de saúde, Samel, e pelo Instituto Transire. Eles desenvolveram uma versão que inclui uma armação de canos de PVC coberta com uma tenda de vinil, com ventoinhas com filtros antivirais e antibacterianos para permitir a circulação do ar com o exterior com mais segurança e para dispersar o gás carbônico do interior, mantendo um maior nível de oxigenação.

Segundo explica o estudante de Medicina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e coordenador do Grupo 13DC, Arthur de Freitas Andrade, o uso dessas ventoinhas também cria um ambiente de pressão negativa no interior da cápsula, permitindo que os aerossóis não escapem quando o zíper é aberto pelo médico ou enfermeiro para realizar qualquer procedimento no paciente.

Inicialmente, cada voluntário do Grupo produzirá dez cápsulas, as quais serão distribuídas para o Hospital Municipal Padre Germano Lauck, de Foz do Iguaçu.

Além do IFPR, o grupo intitulado “13DC” é composto pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade da Integração Latino-americana (Unila), Nishioka Eletrônica, CRTL 3D, Artesanato Iguassu, Pró-heróis Foz do Iguaçu, Grupo Impressora 3D vs Covid-19, Foz Mil Grau, Criativa 3D e Colégio Sesi Internacional. Eles ainda estão produzindo lâminas para vídeo laringoscópios, grampos para tubos de intubação e está pesquisando outros projetos como máscaras, tubos, engates e adaptadores para respiradores.