IFPR Foz oferta 341 vagas no Processo Seletivo 2020 – Campus Foz do Iguaçu

inscrições abertas

IFPR Foz oferta 341 vagas no Processo Seletivo 2020

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu está com inscrições abertas, até 14 de agosto, para o Processo Seletivo 2020. Ao todo, são ofertadas 341 vagas para cursos técnicos de nível médio e nível superior. A taxa de inscrição para a prova é de R$50,00 e a isenção pode ser solicitada até o dia 31 de julho de 2019.

O IFPR Foz do Iguaçu oferece quatro cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio: Técnico em Meio Ambiente (4 anos); Técnico em Aquicultura (3 anos); Técnico em Edificações (4 anos); e Técnico em Desenvolvimento de Sistemas(4 anos). Todos os cursos são gratuitos e em horário integral.

Para quem já concluiu o Ensino Médio e tem interesse em aprimorar os conhecimentos em gastronomia, o Curso Técnico Subsequente de Cozinha, de duração de um ano e meio, é uma ótima oportunidade. O curso é ofertado pela manhã e oferece 25 vagas.

Além dos cursos técnicos, são ofertadas vagas para os seguintes cursos superiores: Engenharia de Aquicultura (5 anos); Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (3 anos); Licenciatura em Física (4 anos e meio); Superior de Tecnologia em Gastronomia (2 anos).

Provas

As provas serão realizadas no dia 20 de outubro. As provas para o nível Técnico vão abranger 40 questões objetivas sobre conhecimentos dos anos finais do Ensino Fundamental e uma questão dissertativa de Língua Portuguesa.

As provas para os cursos de nível superior são compostas por 50 questões objetivas e uma questão dissertativa de Língua Portuguesa.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas na página da Fundação de Apoio a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Funtef), organizadora das provas. É imprescindível que o candidato tenha CPF próprio para se inscrever.

Para realizar a inscrição, os candidatos que não têm acesso à internet poderão se dirigir ao Campus, de segunda-feira a sexta-feira, das 14h às 17h. O IFPR Foz fica localizado na Avenida Araucária, 780. Vila A.

Novidades

Uma das novidades apresentadas é a substituição do curso Técnico em Informática pelo curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas. “Essa mudança visa melhorias na oferta do nosso curso. A ideia é ajustar nosso projeto pedagógico de modo que nosso foco seja prioritariamente o desenvolvimento de software”, explica a professora Marcela Turim, coordenadora do novo curso.

Outra grande novidade é o lançamento do curso superior de Tecnologia em Gastronomia, que será ofertado presencialmente, com duração de 2 anos. O objetivo é formar profissionais com competências e habilidades para produzir, servir, planejar, empreender e gerir negócios na área de alimentos e bebidas com inovação e responsabilidade socioambiental. O curso ocorrerá das 08h20 às 12h (4 aulas de 50 minutos) e das 12h30 às 14h10 (2 aulas de 50 minutos).

Este será o primeiro curso superior de Gastronomia inteiramente gratuito ofertado no estado do Paraná. Na região Sul do país somente três instituições públicas oferecem o curso, dois no estado do Rio Grande do Sul e um no estado de Santa Catarina.

Editais

Os Editais que regem o Processo Seletivo 2020, estão disponíveis para consulta no endereço https://concursos.funtefpr.org.br/ifpr2019/. Visando à inclusão de candidatos surdos, a íntegra dos editais também está disponível em libras (língua brasileira de sinais). O conteúdo programático para as provas dos processos seletivos encontra-se nos editais.

Interessados podem encontrar mais informações sobre o Processo Seletivo na página do Facebook do IFPR Foz, no site da Reitoria e através do Canal no Youtube – Conexão IFPR.