IFPR Foz participa da Semana Azul do Diabetes – Campus Foz do Iguaçu

Pesquisa e Extensão

IFPR Foz participa da Semana Azul do Diabetes

No dia 14 de novembro, celebrou-se o Dia Mundial da Diabetes. Para marcar a data, a Associação dos Diabéticos de Foz do Iguaçu (Adifi) realizou a “Semana Azul do Diabetes”, cuja abertura, no dia 07/11, contou com a participação do professor de Educação Física do IFPR e Fisioterapeuta Ademar Pinezi Junior.

Além de ter como área de estudo e pesquisa o Diabetes, o professor Ademar é também Diabético Tipo 1 há 29 anos. Na palestra intitulada “Exercício Físico e Diabetes”, ele teve a oportunidade de compartilhar conhecimentos acadêmicos e pessoais sobre o tema.

Instituto de Pesquisa Avançada e Práticas Integrativas em Diabetes

Com o objetivo de fomentar pesquisas cientificas na área do diabetes e dar visibilidade às ações complementares que podem ajudar no tratamento, prevenir complicações relacionadas ao descontrole da doença e embasar políticas de saúde pública, o professor Ademar Pinezi Júnior, ao lado de professores da UNIOESTE e da UNILA, integra um projeto voltado a implantar e consolidar o Instituto de Pesquisa Avançada e Práticas Integrativas em Diabetes.

O Instituto de Pesquisa será incorporado no estatuto da Adifi em dezembro de 2021, com inícioprevisto para janeiro de 2022. A sede será na própria Associação e contará com convênios com diversas Instituições de Ensino público e privado. As pesquisas poderão ser feitas com os próprios diabéticos associados da ADIFI, sendo uma amostragem robusta para as propostas de pesquisa.

Educação Física para a saúde

O professor Ademar Pinezi Júnior possui graduação em Fisioterapia e em Educação Física, Especialização em Personal Trainer (UFPR) e mestrado em Saúde Pública em Região de Fronteira pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Atualmente, é professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu.

A Associação dos Diabéticos de Foz do Iguaçu – ADIFI, realiza serviços gratuitos de educação e orientação em Diabetes há 20 anos. O professor Ademar é voluntário há 13 anos e esta experiência o ajudou a idealizar um projeto que estimule pesquisas na área.