IFPR Foz promove integração entre alunos com deficiência visual e praticantes do Goalball – Campus Foz do Iguaçu

inclusão

O IFPR – Campus Foz do Iguaçu promoveu, na tarde desta quarta-feira (03), um momento de integração envolvendo alunos com deficiência visual, pais, educadores da Escola Municipal Ponte da Amizade e participantes do projeto do Goalball no Campus. A Escola é referência na cidade para a educação de pessoas com deficiências visuais e, por isso, a ação foi composta por exibição de partida de Goalball, com explicações adicionais.

Na oportunidade, o público pode aprender um pouco sobre a prática da modalidade, suas técnicas e regras. Entre outros objetivos, buscou-se propiciar um primeiro contato dos estudantes com essa modalidade paradesportiva e despertar interesse entre as crianças.

“A ideia de trazer as crianças aqui é apresentar o Goalball para elas, trabalhando de forma lúdica e recreativa para que mais para frente elas possam, até mesmo, ingressar no esporte e participar de campeonatos”, ressalta o técnico Vander Mantovani de Sousa, designado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Foz do Iguaçu (SMEL).

Para Vanessa Pereira da Silva, mãe da aluna Maísa Silva Rodrigues (06 anos), toda a atividade esportiva é importante, mas o Goalball se diferencia por ser adaptado para pessoas com deficiência visual e com baixa visão. “A Maísa adorou, foi excelente trazê-la aqui hoje, com certeza iremos voltar”.

Sobre o Goalball

O Goalball é um esporte que foi criado especificamente para pessoas com deficiências visuais, com o objetivo de incluir esta população por meio da prática desportiva.

O IFPR é parceiro da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Foz do Iguaçu – SMEL que, através de projetos de extensão, traz a comunidade para dentro da instituição.

“Os impactos potenciais são muito positivos, uma vez que atividades esportivas possibilitam integrar a comunidade externa e o Campus, além de corroborar o papel do IFPR como um agente de construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária”, ressalta o professor Fábio Castilha.