IFPR Foz sedia capacitação voltada à Educação do Campo nas escolas municipais – Campus Foz do Iguaçu

IFPR Foz sedia capacitação voltada à Educação do Campo nas escolas municipais

O IFPR – Campus Foz do Iguaçu sediou, nesta terça-feira (16), uma atividade formativa do curso de Especialização em Educação do Campo, ofertada pela Unioeste, para os professores da rede municipal de ensino. As escolas envolvidas fazem parte do projeto de pesquisa “Educação do Campo: um olhar sobre a realidade das Escolas do Campo do município de Foz do Iguaçu”, resultante da parceria entre IFPR, Unioeste e Unila, sob coordenação da professora do IFPR, Nicolle Ivanoski.

Na oportunidade, professores de três escolas municipais participaram de uma capacitação com o professor Fernando José Martins, diretor-geral da Unioeste – Campus Foz do Iguaçu, enquanto os alunos dessas escolas conheceram a estrutura do Campus acompanhados pelos alunos da Licenciatura em Física e pelas alunas do Grêmio estudantil. Os estudantes participaram, também, de um bate papo conduzido pelos professores do curso de Gastronomia, que conversaram sobre o processamento de alimentos, explicando a importância de se escolher alimentos in natura no dia a dia e reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados.

De acordo com a professora Nicolle, o evento alcançou o objetivo de promover a modalidade escolar da Educação do Campo nas escolas de pequeno porte em Foz do Iguaçu, no corpo técnico, na comunidade e estudantes do IFPR, Unioeste e Unila, além de promover uma reflexão em torno da reestruturação dos projetos políticos pedagógicos das escolas, da necessidade de se criar uma normatização legal para a educação do campo em Foz do Iguaçu e de se desenvolver materiais didáticos voltados para as realidades das escolas atendidas.