IFPR lança programa para apoiar implementação de projetos de Ensino – Campus Foz do Iguaçu

ensino

IFPR lança programa para apoiar implementação de projetos de Ensino

Paipe prevê bolsas estudantis e financiamento de projetos de Ensino

Foi publicado, nesta terça-feira (13), o edital que institui o Programa de Apoio à Implementação de Projetos de Ensino (Paipe) para o ano de 2022.

O edital estabelece as regras de fomento aos projetos de Ensino a serem desenvolvidos nos campi do IFPR.

Mediante concessão de bolsas estudantis e financiamento para o custeio de projetos, o Paipe Edição 2022 visa contribuir para o processo de aprendizagem, êxito escolar e também promover o enfrentamento e a superação de dificuldades vivenciadas pelos estudantes do Instituto.

A submissão de propostas ficará a cargo dos coordenadores de cada projeto.

Inédito

Esta é a primeira vez no IFPR que os projetos de Ensino receberão fomento para aquisição de material de consumo e pagamento de bolsistas.

“O Paipe deve viabilizar ações pedagógicas de complementação ou suplementação curricular que podem, entre outros efeitos, amenizar, no pós-pandemia, os impactos do ensino remoto emergencial na aprendizagem dos estudantes”, afirma o pró-reitor de Ensino, Amarildo Magalhães.

“Posteriormente, caso se entenda que há condições orçamentárias, administrativas e pedagógicas para a sua continuidade, será proposta ao Conselho Superior a sua transformação em programa permanente do IFPR”, complementa.

Cronograma

Os campi determinarão o cronograma para submissão, análise e publicação de resultado final da seleção de projetos.

Os projetos devem ter início em 01/09/2022 e serem finalizados até 23/12/2022.

O cronograma completo está disponível no edital.

Participação

Poderão participar dos projetos de Ensino os docentes, técnicos administrativos em Educação e estudantes do IFPR (bolsistas e não-bolsistas).

Bolsas

No total, o valor previsto para a concessão de bolsas aos estudantes é de R$ 284 mil, divididos entre os campi do IFPR proporcionalmente ao número de estudantes matriculados em cada unidade.

Serão contemplados até 142 estudantes, totalizando 568 bolsas a serem pagas até o final do ano.

O valor da bolsa é de R$ 500 e deverá ser creditado mensalmente na conta corrente do estudante bolsista, que, pelas regras do edital, não poderá acumular outras bolsas institucionais.

Recursos para projetos

O valor total previsto para o custeio dos projetos de Ensino a serem contemplados pelo Paipe 2022 é de, aproximadamente, R$ 95 mil, distribuídos entre os campi (veja o detalhamento dos valores no item 11 do edital).

Esses recursos devem ser utilizados para a aquisição de materiais ou contratação de serviços associados aos objetivos previstos para as atividades de Ensino.

Leia o edital:

Edital 179/2022 – torna pública a abertura do Processo de Inscrição e Seleção de Projetos de Ensino a serem desenvolvidos no ano de 2022.

Acesse a página do Programa:

Dúvidas

Dúvidas podem ser encaminhadas à Proens pelo e-mail dape.proens@ifpr.edu.br com o título “Dúvidas Edital Paipe 2022”.