IFPR realiza minicurso sobre produção de adubo a partir da vermicompostagem – Campus Foz do Iguaçu

IFPR realiza minicurso sobre produção de adubo a partir da vermicompostagem

O curso Técnico em Meio Ambiente do IFPR – Foz do Iguaçu, por meio do Projeto de Extensão Núcleo de Estudo em Agroecologia e Educação Ambiental (NEA), promoveu, na última quarta-feira (20), o minicurso “Uso de minhocas para a produção de adubo – A vermicompostagem como prática agroecológica”.

A capacitação foi ministrada pela professora Fernanda Rubio e por alunos
bolsistas e voluntários de Meio Ambiente . O público foi composto por integrantes do Projeto de Extensão “Formação de Educadores Ambientais (FEA)”, desenvolvido pelo Coletivo Educadores de Foz do Iguaçu e pelo IFPR. Entre os temas abordados estavam a gestão de resíduos sólidos e a produção de adubos e fertilizantes por meio da vermicompostagem (uso de minhocas na transformação de matéria orgânica em adubo).

A integrante do Coletivo Educador e uma das coordenadoras do Projeto FEA, Roseli Dahlem Pacheco, ressaltou que o minicurso ofertado foi interessante porque proporcionou uma rica troca de experiências, ampliada pela possibilidade de fomentar a prática entre os participantes. “Algumas pessoas já saíram com as minhocas, prontos para desenvolverem seus próprios sistemas de vermicompostagem”.

“Tivemos a oportunidade de conhecer a técnica e ver que se trata de uma prática de fácil manejo, que pode ser replicada em qualquer tipo de residência, desde casas a apartamentos, evitando que boa parte desse material vá para o aterro sanitário”, ressalta o integrante do Coletivo Educador, Derliz Moreno.

Capacitação gratuita e aberta à comunidade

O Núcleo de Estudo em Agroecologia e Educação Ambiental (NEA) oferece capacitações a todos os interessados em adquirir conhecimentos sobre práticas agroecológicas, em especial, produtores rurais agroecológicos, pequenos produtores em transição, entidades municipais, estudantes, instituições com hortas comunitárias e adeptos a agroecologia.

A coordenadora do Projeto, Fernanda Rubio, explica que, para o próximo ano, novos minicursos já estão programados. “Além da vermicompostagem, vamos ensinar as técnicas de compostagem e a produção de Microorganismos Eficazes (líquido rico em microorganismos benéficos para uso em hortas, jardins e outros).

Pessoas e instituições interessadas em receber a capacitação podem entrar contato pelo e-mail: fernando.rubio@ifpr.edu.br