Instituto Federal do Paraná Marca do IFPR I NS TIT U T O F EDER A L Paraná Campus Foz do Iguaçu
Início notícias Curso Técnico em Cozinha promove palestra sobre prevenção ao câncer de mama

Curso Técnico em Cozinha promove palestra sobre prevenção ao câncer de mama

Publicado em

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu, por meio do curso Técnico em Cozinha, promoveu um café-da-manhã com palestra sobre prevenção e combate ao câncer de mama. A atividade contou com a participação de alunas, alunos e servidoras do Campus e foi ministrada pela voluntária Kemeli Cavalcante, com apoio da sua amiga e voluntária Ivanice Salete.

Na ocasião, a professora aposentada narrou sua luta contra o câncer de mama e o quanto o seu bom humor e otimismo a ajudaram no seu processo de recuperação e de cura. De maneira leve e bem didática, Kemeli ressaltou a importância da realização dos exames preventivos e do diagnóstico precoce. Com o auxílio de slides e de um modelo didático que simula diferentes fases do tumor, chamado Mamamiga, a voluntária abordou sintomas, mitos e tratamento.

A ex-policia e voluntária Ivanice Salete contou um pouco sobre o projeto em que ela confecciona mamas de tricô e as doa para mulheres que passaram pelo processo de mastectomia (remoção total da mama para tratamento da doença) e não realizaram a cirurgia de reconstrução. Segundo ela, o seio tricotado é customizado para cada mulher e ajuda a amenizar seu sofrimento e melhorar a autoestima.

“Ficamos muito honradas e felizes com a participação das voluntárias aqui e parabenizamos as duas pelo esforço imenso que elas têm empenhado nessa luta pela conscientização das mulheres e pela solidariedade àquelas que enfrentam a doença”, ressaltou a professora Gislaine Simões, responsável pelo evento.

Galeria de Fotos

Topo