Início notícias Curso Técnico em Cozinha promove palestra sobre prevenção ao câncer de mama

Curso Técnico em Cozinha promove palestra sobre prevenção ao câncer de mama

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu, por meio do curso Técnico em Cozinha, promoveu um café-da-manhã com palestra sobre prevenção e combate ao câncer de mama. A atividade contou com a participação de alunas, alunos e servidoras do Campus e foi ministrada pela voluntária Kemeli Cavalcante, com apoio da sua amiga e voluntária Ivanice Salete.

Na ocasião, a professora aposentada narrou sua luta contra o câncer de mama e o quanto o seu bom humor e otimismo a ajudaram no seu processo de recuperação e de cura. De maneira leve e bem didática, Kemeli ressaltou a importância da realização dos exames preventivos e do diagnóstico precoce. Com o auxílio de slides e de um modelo didático que simula diferentes fases do tumor, chamado Mamamiga, a voluntária abordou sintomas, mitos e tratamento.

A ex-policia e voluntária Ivanice Salete contou um pouco sobre o projeto em que ela confecciona mamas de tricô e as doa para mulheres que passaram pelo processo de mastectomia (remoção total da mama para tratamento da doença) e não realizaram a cirurgia de reconstrução. Segundo ela, o seio tricotado é customizado para cada mulher e ajuda a amenizar seu sofrimento e melhorar a autoestima.

“Ficamos muito honradas e felizes com a participação das voluntárias aqui e parabenizamos as duas pelo esforço imenso que elas têm empenhado nessa luta pela conscientização das mulheres e pela solidariedade àquelas que enfrentam a doença”, ressaltou a professora Gislaine Simões, responsável pelo evento.