Licenciatura em Física realiza “Seminário Ciências da Natureza e o Ensino” – Campus Foz do Iguaçu

Licenciatura em Física realiza “Seminário Ciências da Natureza e o Ensino”

Disseminar o conhecimento científico produzido no âmbito do Instituto Federal do Paraná – Campus Foz do Iguaçu, na área de Ciências da Natureza. Esse é o objetivo do “Seminário Ciências da Natureza e o Ensino”, que será realizado no dia 02 de dezembro, das 17h às 21h, no miniauditório do Campus.

O evento visa apresentar à comunidade acadêmica de Foz do Iguaçu e região os resultados dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos de Licenciatura em Física do IFPR. O evento é aberto ao público em geral, em especial estudantes e professores de instituições de ensino superior com cursos ligados à área de Ciências da Natureza.

Ao todo, serão quatro trabalhos apresentados, com assuntos variados, como robótica, métodos alternativos de avaliação, metacognição e circuitos elétricos. Os alunos terão 50 minutos para apresentar seu TCC e as bancas farão as respectivas considerações.

Pessoas interessadas podem se inscrever no local. Haverá certificado de 4h para quem participar de todo o evento.

PROGRAMAÇÃO:

As defesas ocorrerão de modo sequencial, com o tempo estimado de 60min. cada uma, de acordo ao cronograma abaixo:

• 17h – 17h50 Título: ESTUDO E EXPERIMENTAÇÃO DE UM CONTROLE PROPORCIONAL-INTEGRAL-DERIVATIVO APLICADO A UM ROBÔ SEGUIDOR DE LINHA.

Graduando(a): Juliana de Souza Pereira

Orientador(a): Evandro Cantú

• 18h – 18h50 Título: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA DO IFPR FOZ DO IGUAÇU SOBRE O MÉTODO DIFERENCIADO DE AVALIAÇÃO: GINCANA.

Graduando(a): Claudio Oliveira Costa Junior

Orientador(a): Carla Renata Garcia Xavier da Silva

• 19h – 19h50 Título: ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS: ANÁLISE QUALITATIVA DAS RELAÇÕES ENTRE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E METACOGNIÇÃO.

Graduando(a): Paulo Yuhanna El Saad

Orientador(a): Henri Leboeuf

• 20h – 20h50 Título: UMA ANÁLISE DE REPRESENTAÇÕES DE CIRCUITOS ELÉTRICOS BASEADA EM VYGOTSKY.

Graduando(a): Alexandre Abraão Muriana Silva

Orientador(a): Fábio Ramos da Silva

SERVIÇO

Seminário Ciências da Natureza e o Ensino: Apresentação dos Trabalhos de Conclusão do Curso de Licenciatura em Física do IFPR – Campus Foz do Iguaçu”.

Data: 02 de dezembro de 2019

Local: Miniauditório do IFPR

Certificação de participação como ouvinte.