IFPR cria Grupo de Pesquisa sobre Gastronomia – Campus Foz do Iguaçu

Pesquisa e Extensão

IFPR cria Grupo de Pesquisa sobre Gastronomia

Publicado em

Copiado!

Para valorizar a Gastronomia como campo de estudo, estimulando a pesquisa, a extensão e as práticas de ensino, o Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu criou o Grupo de Pesquisa em Gastronomia e Ciência dos Alimentos (GPGCA). O Grupo, que conta com a participação de pesquisadores da Unioeste e da Unila, já foi certificado pelo CNPQ e está disponível no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

O GPGCA busca o tema. Para tanto, ele está dividido em três linhas de atuação: Gastronomia; Cultura alimentar; Pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, matérias primas e ingredientes.

As professoras do IFPR Paola Stefanutti e Gislaine Silveira Simões são as responsáveis por coordenar o grupo recém-criado. Elas explicam que as pesquisas abordam assuntos interdisciplinares como comportamento alimentar; educação alimentar e gastronômica; aspectos sociais da alimentação, feiras e mercados; gestão gastronômica; turismo; desenvolvimento regional; harmonização; desenvolvimento de novos produtos; análise sensorial; análises de composição e caracterização de matérias primas; ingredientes e novos produtos aplicados à gastronomia. “A diversidade dos temas tratados e dos campos de estudos dos integrantes do Grupo reforçam o caráter transversal da área da Gastronomia”, explica a professora Paola.

Topo