Brasil e Itália promovem seminário sobre patrimônio, cultura alimentar e turismo – Campus Foz do Iguaçu

internacionalização

Mesmo com os estreitos laços históricos que unem Brasil e Itália e de diversas tradições compartilhadas, os dois países possuem suas singularidades no que diz respeito ao patrimônio, à cultura alimentar e ao turismo. Para debater essas relações e trocar experiências, será realizado, no dia 14 de fevereiro, o “Seminário Internacional: abordagens ítalo-brasileiras sobre patrimônio, cultura alimentar e turismo”. O evento é promovido pela Unioeste, por meio do Programa de Pós-Graduação Sociedade, Cultura e Fronteiras, e conta com o apoio da Università di Roma Tor Vergata; Università di Roma La Sapienza; Unila; Instituto Federal do Paraná (IFPR) e outras instituições.

O Seminário contará com palestras, exposição fotográfica, mesas-redondas e estudos de casos. Na ocasião, pesquisadores brasileiros e italianos abordarão temas diversos, como a importância da internacionalização; aspectos nutricionais, culturais e antropológicos da alimentação nos dois países; reflexões sobre turismo e patrimônio, entre outros. O destaque fica por conta da conferência de abertura “Do foie gras à feijoada: a variabilidade de modelos gastronômicos entre localismos alimentares e globalização”, ministrada pelo professor Ernesto di Renzo, da Università degli Studi di Roma Tor Vergata.

O IFPR – Campus Foz do Iguaçu estará representado por meio de trabalhos de alunos e docentes. Com fotografias dos estudantes e curadoria do professor Givaldo Moisés de Oliveira, a exposição fotográfica “A comida e a arte” é uma das atrações ofertadas pelo Instituto. A mesa redonda “Estudos de Caso: Ações alimentares na academia fronteiriça” terá a presença da coordenadora do curso de Gastronomia, Gislaine Silveira Simões, que falará sobre “Projetos de Valorização de ingredientes locais – ações e prospectivas”. Já a professora do curso de Gastronomia, Paola Stefanutti, participará da mesa-redonda “Cultura Alimentar”, apresentando o tema “Ruminares sobre culturas alimentares em feiras”.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo sistema da Unioeste até o dia 13 de fevereiro.

SERVIÇO:

Local: Miniauditório da Unioeste Campus Foz do Iguaçu – . Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 – Lot. Universitario das Américas

Data: 14/02/2020

Horário: 8h às 17h30

Inscrições: Até 13/02, no endereço eletrônico: https://midas.unioeste.br/sgev/eventos/pct

Informações: https://midas.unioeste.br/sgev/eventos/pct