Instituições realizam abertura da Semana Integrada do Servidor 2019 – Campus Foz do Iguaçu

Semana do Servidor

Instituições realizam abertura da Semana Integrada do Servidor 2019

Ocorreu, na tarde desta terça-feira (29), a cerimônia de abertura da Semana Integrada do Servidor Público 2019 – Responsabilidade Social e a Construção das Relações de Trabalho. A solenidade ocorreu na Unioeste e foi composta pela Mostra de Talentos dos Servidores e pela Palestra Magna. O evento é realizado pela Unioeste, Unila, IFPR, Receita Federal e Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu.

Os gestores das instituições realizadoras integraram a mesa de abertura e ressaltaram a importância da Semana no processo de valorização da saúde e bem-estar do servidor, bem como no estímulo para que cada vez mais o serviço público seja pautado pela responsabilidade social e pelos princípios da justiça, da paz e da equidade. “Queremos pensar como nossas ações podem contribuir para a construção de um mundo melhor. Como podemos desenvolver nossas ações e seguir motivados, apesar das dificuldades”, resumiu a coordenadora geral do evento, Suellen Paola Martins Pedrosa.

A diretora de Ensino do IFPR, Adriana Somavilla, enfatizou o êxito da organização do evento em conseguir unir as esferas municipal, estadual e federal e, assim, fortalecer as atividades voltadas ao servidor. “Tenho certeza de que tudo o que será debatido na Semana será levado para as suas respectivas instâncias de atuação e, consequentemente, contribuirá para melhorar o ambiente de trabalho e a prestação do serviço”, disse a diretora.

O representante da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, Karl Stoeckl Kalito, falou sobre a necessidade de a sociedade reconhecer a importância do trabalho do servidor público e como um evento deste porte pode ajuda a valorizar esse agente que é tão importante, mas muitas vezes injustamente criticado.

A servidora da Receita Federal, Ana Cristina Zuccaro Wajsman, lembrou que, por muitos anos, as instituições trabalharam de forma isolada e “foi muito importante gerar este movimento de integração para, juntos, pensarmos o verdadeiro papel do servidor público”.

O reitor da Unila, Gleisson Alisson Pereira de Brito, elogiou a temática central do evento.“Acho que a escolha da temática foi muito acertada. Precisamos cuidar muito do nosso servidor, do nosso ambiente para construirmos sólidas relações de trabalho. Estes momentos de discussão ajudam a ampliar o aprendizado e fortalecer os laços interinstitucionais”.

“É importante destacar o compromisso que a equipe envolvida nesse evento tem empenhado para promover tantas atividades. É sempre bom lembrarmos que não somos um ônus, um gasto, somos um grupo de pessoas que está a serviço da sociedade e que faz toda a diferença no território em que atua”, concluiu o representante da Unioeste, Samuel Klauck

Palestra Magna – O professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), José Henrique de Faria, foi o responsável por ministrar a palestra magna da Semana Integrada do Servidor Público 2019. Sua fala abordou diversos tópicos referentes à atuação do servidor público, defendendo sua atuação ética, crítica e voltada à promoção de políticas públicas. “Nossa responsabilidade deve ser com o setor público e não com o governo e a gestão vigentes. O servidor deve atuar com responsabilidade social e isso significa reconhecer o outro e agir de acordo com demandas deste ‘outro’”.

Mostra de Talentos do Servidor – Música, artesanato, artes plásticas foram alguns dos talentos apresentados por alguns multifacetados servidores. Na ocasião, eles puderam expor seus trabalhos e apresentar para os colegas uma versão mais voltada ao lado artístico. A pedagoga do IFPR, Andrea Márcia Legnani, por exemplo, aproveitou a ocasião para expor seus quadros pintados, em sua maioria, utilizando a técnica do Cubismo. Já o Relações Públicas da Unila, Tiago de Andrade, fez um show de voz e violão, dando sua versão para clássicos do rock. Clique aqui para conferir os outros talentos apresentados.