Instituto Federal do Paraná Marca do IFPR I NS TIT U T O F EDER A L Paraná Campus Foz do Iguaçu
Início notícias Instituições realizam abertura da Semana Integrada do Servidor 2019

Instituições realizam abertura da Semana Integrada do Servidor 2019

Publicado em

Ocorreu, na tarde desta terça-feira (29), a cerimônia de abertura da Semana Integrada do Servidor Público 2019 – Responsabilidade Social e a Construção das Relações de Trabalho. A solenidade ocorreu na Unioeste e foi composta pela Mostra de Talentos dos Servidores e pela Palestra Magna. O evento é realizado pela Unioeste, Unila, IFPR, Receita Federal e Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu.


Os gestores das instituições realizadoras integraram a mesa de abertura e ressaltaram a importância da Semana no processo de valorização da saúde e bem-estar do servidor, bem como no estímulo para que cada vez mais o serviço público seja pautado pela responsabilidade social e pelos princípios da justiça, da paz e da equidade. “Queremos pensar como nossas ações podem contribuir para a construção de um mundo melhor. Como podemos desenvolver nossas ações e seguir motivados, apesar das dificuldades”, resumiu a coordenadora geral do evento, Suellen Paola Martins Pedrosa.


A diretora de Ensino do IFPR, Adriana Somavilla, enfatizou o êxito da organização do evento em conseguir unir as esferas municipal, estadual e federal e, assim, fortalecer as atividades voltadas ao servidor. “Tenho certeza de que tudo o que será debatido na Semana será levado para as suas respectivas instâncias de atuação e, consequentemente, contribuirá para melhorar o ambiente de trabalho e a prestação do serviço”, disse a diretora.


O representante da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, Karl Stoeckl Kalito, falou sobre a necessidade de a sociedade reconhecer a importância do trabalho do servidor público e como um evento deste porte pode ajuda a valorizar esse agente que é tão importante, mas muitas vezes injustamente criticado.


A servidora da Receita Federal, Ana Cristina Zuccaro Wajsman, lembrou que, por muitos anos, as instituições trabalharam de forma isolada e “foi muito importante gerar este movimento de integração para, juntos, pensarmos o verdadeiro papel do servidor público”.

O reitor da Unila, Gleisson Alisson Pereira de Brito, elogiou a temática central do evento.“Acho que a escolha da temática foi muito acertada. Precisamos cuidar muito do nosso servidor, do nosso ambiente para construirmos sólidas relações de trabalho. Estes momentos de discussão ajudam a ampliar o aprendizado e fortalecer os laços interinstitucionais”.


“É importante destacar o compromisso que a equipe envolvida nesse evento tem empenhado para promover tantas atividades. É sempre bom lembrarmos que não somos um ônus, um gasto, somos um grupo de pessoas que está a serviço da sociedade e que faz toda a diferença no território em que atua”, concluiu o representante da Unioeste, Samuel Klauck


Palestra Magna – O professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), José Henrique de Faria, foi o responsável por ministrar a palestra magna da Semana Integrada do Servidor Público 2019. Sua fala abordou diversos tópicos referentes à atuação do servidor público, defendendo sua atuação ética, crítica e voltada à promoção de políticas públicas. “Nossa responsabilidade deve ser com o setor público e não com o governo e a gestão vigentes. O servidor deve atuar com responsabilidade social e isso significa reconhecer o outro e agir de acordo com demandas deste ‘outro’”.

Mostra de Talentos do Servidor – Música, artesanato, artes plásticas foram alguns dos talentos apresentados por alguns multifacetados servidores. Na ocasião, eles puderam expor seus trabalhos e apresentar para os colegas uma versão mais voltada ao lado artístico. A pedagoga do IFPR, Andrea Márcia Legnani, por exemplo, aproveitou a ocasião para expor seus quadros pintados, em sua maioria, utilizando a técnica do Cubismo. Já o Relações Públicas da Unila, Tiago de Andrade, fez um show de voz e violão, dando sua versão para clássicos do rock. Clique aqui para conferir os outros talentos apresentados.

Galeria de Fotos

Leia mais

Topo