Kits agroecológicos auxiliam estudantes a realizarem atividades práticas em casa – Campus Foz do Iguaçu

Meio Ambiente

Algumas disciplinas dependem essencialmente do trabalho prático para serem dadas de uma maneira mais completa. É o caso da disciplina de Agroecologia, ministrada para os estudantes do 3º ano do curso técnico integrado em Meio Ambiente. Com as aulas presenciais suspensas, ficou difícil ministrar conteúdos voltados ao incentivo à agricultura de base ecológica, ao manejo de pragas e à adubação orgânica do solo. Para amenizar os desafios, a professora Fernanda Rubio desenvolveu kits agroecológicos para os alunos realizarem suas práticas em casa.

Os kits são compostos por minhocas vermelhas da Califórnia, microrganismos eficazes (EM), adubo orgânico desenvolvido no Campus, adubo inorgânico, sementes e placas de identificação. O técnico em Agropecuária do Campus, Reginaldo Araújo, e a professora Kayla Garmus auxiliaram a professora Fernanda na montagem dos kits, desde a produção dos EMs até o envase dos materiais.

Os futuros técnicos em Meio Ambiente já receberam o material e estão sendo orientados durante as aulas remotas pela professora Fernanda. As dúvidas têm sido sanadas por meio de um grupo criado no whatsapp. A missão deles é realizar alguns dos experimentos desenvolvidos durante as aulas de Agroecologia, mas em casa e em pequena escala. Para tanto, irão preparar soluções de microrganismos eficazes, monitorar o processo de vermicompostagem e realizar o desenvolvimento vegetal de sementes submetidas a diferentes adubações em delineamento experimental.

“É um conteúdo da área técnica e é muito importante para a formação dos estudantes. A ideia é que eles possam ter contato com um pouco daquilo que realizávamos antes da Pandemia. Espero que eles se dediquem e possam complementar o aprendizado recebido durante as aulas teóricas”, destaca a professora Fernanda Rúbio.