Napne/Foz realiza atividades para marcar mês da Luta das Pessoas com Deficiência – Campus Foz do Iguaçu

inclusão

Napne/Foz realiza atividades para marcar mês da Luta das Pessoas com Deficiência

Publicado em

Copiado!

Napne promoveu a Roda de Conversa “Artes, Cidadania Cultural e Acessibilidade”,com o jornalista e consultor em audiodescrição, Ednilson Sacramento.

Setembro é um mês em que se celebra importantes datas voltadas a dar visibilidade à luta pela  inclusão das pessoas com deficiência. Entre as principais, podemos citar o Dia do Teatro Acessível (19/09); Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/09); Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22/09) e Dia Nacional do Surdo (26/09)/Setembro Azul. Para promover uma reflexão em torno deste tema tão importante, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas do IFPR Campus Foz do Iguaçu (Napne/Foz do Iguaçu) promoveu uma série de atividades ao longo do mês.

No dia 17/09, o Napne promoveu a Roda de Conversa “Artes, Cidadania Cultural e Acessibilidade”, que teve como convidado o jornalista e consultor em audiodescrição, Ednilson Sacramento. Com mediação da professora de Educação do Campus, Tiarles Piaia, ele narrou sua experiência como profissional e ativista cego e abordou a importância de se promover a participação das pessoas com deficiência na vida cultural.  Ednilson falou sobre a legislação voltada às pessoas com deficiência e sobre como elas podem ser sujeitos que usufruem de espetáculos culturais e outras formas de expressão artística em igualdade de condições. A palestra ainda está disponível para quem estiver interessado.

No dia 21/09, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a tradutora-intérprete de Libras do Campus e coordenadora do Napne, Kátia Lamberti, gravou um vídeo em Libras para lembrar a todos da importância da Lei Nº 13146/15, destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.

No dia 24/09 foi a vez do Projeto de Extensão “Golbol no IFPR: aprendendo com a diversidade funcional”, desenvolvido pelo Napne/IFPR Foz do Iguaçu e pela Associação dos Deficientes Visuais de Foz do Iguaçu (Adevifoz), ser tema de um relato apresentado no evento “Latinidades – Fórum Latino-Americano de Estudos Fronteiriços: cultura, arte, literatura e educação”, promovido pelo Centro Latino de Latino-Americano de Estudos e Cultura (CLAEC). Na ocasião, a diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão, Adriana Somavilla, e a tradutora-intérprete de Libras, Kátia Lamberti, representaram o Campus com uma apresentação oral intitulada: “O papel da Instituição na Inclusão de Pessoas com Deficiência Visual: Goalball como Instrumento de superação e conscientização”.

Setembro Azul

Setembro é também um mês para celebrarmos a comunidade surda e pensarmos mais sobre a inclusão dessas pessoas na sociedade. No dia 26/09, Dia Nacional do Surdo, o Napne Foz do Iguaçu uniu forças com outros campi do IFPR para produzir um vídeo de conscientização pelo fim do preconceito e pela igualdade de condições destas pessoas nas diferentes esferas da sociedade. As intérpretes de Libras do IFPR: Kátia Lamberti (Campus Foz do Iguaçu), Karianny Gerotto (Campus Assis Chateaubriand) e Graziela Cantele (Campus Cascavel) enviaram uma mensagem de carinho, de forç̧a e de defesa da cultura e da identidade da Comunidade Surda.

Topo