NEABI/IFPR Campus Foz do Iguaçu realiza formação sobre relações étnico-raciais no ambiente escolar – Campus Foz do Iguaçu

Neabi

Capacitação foi divida em dois dias, sendo oficinas no primeiro e palestra no segundo.

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFPR – Campus Foz do Iguaçu realizou atividade formativa junto aos docentes com o objetivo de gerar reflexões em torno das relações étnico-raciais e dos desafios inerentes à promoção da diversidade no ambiente escolar. A formação teve duração de 3h, dividida em dois momentos distintos e complementares, com 1h30min cada.

No primeiro momento, no dia 19/09, foram realizadas oficinas, nas quais os participantes, divididos em pequenos grupos, foram provocados por questões problematizadoras, baseadas em situações concretas de nossa realidade. Como síntese desses debates, os participantes buscaram respostas para as seguintes questões: a) De que forma o racismo institucional pode se manifestar em nossas relações no Campus? b) De que maneira os debates suscitados por essas questões podem condicionar nossos comportamentos visando a um bom convívio na diversidade? Segundo um dos integrantes do Neabi, professor Diego dos Santos, esse momento teve como objetivo específico desmistificar a democracia racial brasileira.

Já no segundo momento, no dia 20/09, a atividade teve início com a socialização dos debates empreendidos no primeiro dia, seguido por uma palestra em que foram discutidos alguns conceitos importantes relacionados às questões étnico-raciais (raça, racismo, preconceito, discriminação, segregação e injuria racial). A exposição desses conceitos teve as seguintes questões balizadoras: a) O que sabemos a respeito desses conceitos nos dá condições de entender a nossa realidade? b) O que sabemos a respeito desses conceitos nos dá condições de intervir nessa realidade? c) É necessário entender e intervir nessa realidade? Esse momento tinha como objetivos específicos desvelar conceitos inerentes às relações étnico-raciais e, com isso, contribuir para a autocrítica e/ou crítica de nossos comportamentos visando um melhor convívio na diversidade do IFPR.

A exposição dos conceitos sugeridos nessa palestra teve como referencial teórico o livro “O que é Racismo Estrutural?” de Silvio Almeida, o qual vem sendo discutido pelo Neabi em seu círculo de leituras étnico-raciais, o “Moqueca Literária”.